Pelo segundo ano consecutivo, a Telos Editora estará na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que será realizada de 6 a 15 de setembro de 2024, no Distrito Anhembi (Rua Olavo Fontoura, 1.209 - São Paulo / SP), e espera receber mais de 600 mil visitantes. A Telos vai apresentar no evento seus títulos de literatura infantil e juvenil, com diversidade de temas, autores, ilustradores com o objetivo de proporcionar uma experiência leitora.
Para o público infantil, das crianças de dois a nove anos, uma opção da editora para a Bienal é a coleção da vaquinha Mimosa. Na sinopse, Mimosa mora na fazenda, mas vai para a cidade todos os dias para ajudar o carteiro a separar e entregar as correspondências. Conhece todos os habitantes da cidade e é amada por todos. Porém, também é um pouco propensa a acidentes.
Ela sempre parece estar em apuros, seja por causa de sua imaginação ou de algo real. Entretanto, Mimosa é uma solucionadora de problemas e tudo sempre dá certo em suas peraltices. Disponível em português (Mimosa), inglês (Bessie) e alemão (Lieselotte), acaba de chegar mais dois volumes desta saga: Mimosa está mal-humorada e Mimosa na neve, do autor Alexander Steffensmeier. Ao todo são 14 volumes.
As obras de Rocio Bonilla também se destacam dentro da programação da editora. A autora e ilustradora tem a versatilidade de escrever tanto para crianças muito pequenas quanto maiores. A Série Babymoni é composta de oito volumes que dialogam com crianças de 0 a 3 anos de idade. Temas cotidianos como hora do banho, brinquedos, alimentação estão presentes nessa série encantadora. O formato dos volumes e seu acabamento completam as características apropriadas para essa faixa etária.
A catalã Rocio Bonilla, mundialmente conhecida pelo sucesso da obra De que cor são os beijos?, também apresenta lançamentos para crianças a partir dos seis anos de idade. Entre os títulos, Você está entediada, Minimoni?, Uma história de monstros e o Que é este tal de Amor, Minimoni? Neste enredo, a menina Mônica, também conhecida como Minimoni, apronta poucas e boas no seu processo de autodescobertas. Para ela, é difícil entender os adultos, principalmente quando falam de amor, quando dizem que o amor move montanhas, mas que também pode ser encontrado nas menores coisas. Então, se os adultos não podem ver, tocar nem pintar o amor, como conseguem saber de que jeito ele é? Será que Minimoni, consegue achar a resposta?
Dentre os autores nacionais, a Telos apresenta as novidades da escritora carioca Cláudia Ramos, que é direcionada para crianças de 0 a 3 anos para a fase de alfabetização. A série do pequeno dinossauro, Sauro, ganhou novas aventuras. Sauro adora imitar os pais, brincar e ser gentil com os amigos. Outra novidade é Olá, Planeta!, de Anna Fiske. O livro retrata a história de um mundo muito pacífico e, por essa razão, uma criatura vem habitá-lo. Ao folhear as páginas, porém, novas coisas e novos habitantes vão surgindo. Ilustrado pela própria autora, o material é no estilo de “procura e acha”, portanto, sempre haverá algo novo para descobrir e uma nova personagem para acompanhar.
O catálogo continua com o recém-lançado A viagem de Kiran, do autor italiano Nicola Cinquetti. De uma forma sensível e pura, a obra aborda as emoções do menino Kiran, tendo o tema adoção nas entrelinhas. Outro destaque é As galochas vermelhas, de Pedro Seromenho, com ilustrações de Rachel Caiano.
A Telos Editora traz, ainda, a série Diário de uma garota como você, de Maria Inês Almeida, para crianças a partir de nove anos de idade. Tudo começou quando Francisca perde a permissão para usar a internet e, para vencer o tédio, começou a escrever um diário. Ali ela coloca o que se passa na sua cabeça, em casa, na escola... Seus encantamentos e especialmente seu engajamento para salvar o planeta. Nos primeiros livros da série, Francisca tem nove anos. Hoje ela já é uma pré-adolescente — e com inúmeros fãs tanto em Portugal, onde a série nasceu, como no Brasil e no México.
Confira a programação da Telos na Bienal:
Data: 07/09/2024
Horário: 11h às 11h40
Local: Espaço Infâncias – Palco
Público-alvo: Crianças de 05 a 12 anos e pais
Nome atividade: Contação de histórias baseado no livro “Que é esse tal de amor, Minimoni?”, com Ivani de Oliveira Magalhães Santos
Quem é Ivani de Oliveira Magalhães Santos?
Contadora de histórias com mais de 20 anos de experiência, ministra palestras e oficinas sobre a Arte de Contar Histórias, Mediação de Leitura, Brinquedoteca, entre outros temas vinculados à infância e à ludicidade. Mestre em Educação pela PUC-SP, com formação em Psicologia e Pedagogia, há dezenove anos atua como docente em cursos de Pedagogia e de Pós-Graduação nas Áreas de Educação e Cultura. Autora de livros de literatura infantil, realiza narrações de histórias e formações em plataformas virtuais.
Data: 10/09/2024
Horário: 10h às 10h40
Local: Espaço Infâncias – Palco
Público-alvo: Crianças de 05 a 12 anos e pais
Nome da atividade: Você tem fome de que?
Descrição da atividade: Inspirado no livro João Pede Feijão, de Bruno Bioza, e nos tópicos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), traçados pelas Nações Unidas no Brasil, influenciadoras de diferentes partes do Brasil comentam sobre os desafios do planeta.
Programação no Estande Telos
Tarde de Autógrafo com a autora Claudia Ramos dos títulos da Série Sauro (português e inglês)
Data: 7 de setembro, sábado
Horário: às 15h
Local: Pavilhão de Exposições do Distrito Anhembi
Estande: Rua F, N. 78
Contação de história do livro Que é esse tal de amor, Minimoni?, com Gaby Milani, a voz da Minimoni no booktrailer deste livro e a voz da personagem “Inveja”, de Divertida Mente 2
Data: 11 de setembro, quarta-feira
Horário: às 16h
Local: Pavilhão de Exposições do Distrito Anhembi
Estande: Rua F, N. 78
Tarde de Autógrafo com Jonas Ribeiro, autor dos títulos O Tambor do Amor, O Baile das Caveiras, The drumbeat of love e The Skeleton’s Ball
Data: 14 de setembro, sábado
Horário: às 14h
Local: Pavilhão de Exposições do Distrito Anhembi
Estande: Rua F, N. 78