Publicidade
Publicidade
Podcast do PublishNews #335 – Clubes de assinatura: 10 anos da TAG e da Leiturinha
PublishNews, Redação, 26/08/2024
Os dois clubes completam 10 anos em 2024, e neste bate-papo eles falaram do estado atual dos negócios, do início das suas histórias e também das fusões

No Podcast do PublishNews desta semana, conversamos com representantes dos dois maiores clubes de assinatura de livros do país: Gustavo Lembert, co-fundador e CEO da TAG – Experiências Literárias, e Guilherme Martins, fundador da Leiturinha e presidente da vertical de Kids & Experiences na Sandbox Group. Os dois clubes completam 10 anos em 2024, e neste bate-papo eles falaram do estado atual dos negócios, do início das suas histórias e também das fusões – da TAG com a Livraria Dois Pontos, e da Leiturinha com a Sandbox.

Ao celebrar os 10 anos, os conteúdos da Leiturinha já alcançaram mais de 210 mil famílias assinantes no Brasil. “Fomos crescendo e passamos pela fusão com a PlayKids, alcançando 85 mil assinantes em pouco mais de 3 anos de atuação. A partir de então, focamos na consolidação da empresa e no desenvolvimento de novos produtos, até a chegada da pandemia, em 2020. Depois de alguns meses abaixo do esperado, retomamos nosso crescimento e fechamos o ano com o melhor número da história. Ao longo de todo esse período, passamos por diversos desafios, e foram esses momentos que nos prepararam para essa nova etapa”, afirma Guilherme Martins, fundador da Leiturinha.

Agora, o movimento é de expansão a partir do processo de internacionalização, chegando nos brasileiros que moram fora para que possam preservar a cultura por meio da leitura para as crianças. “Para nós, atender o público brasileiro é além de motivo de orgulho, algo que desejávamos desde o início. São inúmeras as famílias que nos pedem uma forma de manter viva a conexão cultural com o Brasil e com a Língua Portuguesa e essa foi a maneira que encontramos de fazer isso. Estamos muito satisfeitos com mais esse passo dado e temos certeza de que esse novo desafio trará grandes oportunidades para nós futuramente”, afirma Guilherme.

Atualmente, a marca também vem investindo em oferecer aos seus públicos uma experiência digital mais completa, a partir do e-commerce PlayKids Store e do aplicativo Leiturinha. A partir desse cenário, o fundador revela que com o crescimento do digital, a expectativa para 2024 é que a receita da marca chegue a R$ 132,3 milhões, o que representa uma alta de cerca de 20%.

Em agosto, a TAG Experiências Literárias fez com exclusividade para o Brasil o lançamento global do novo livro do Matt Haig, o autor do best-seller A biblioteca da meia-noite (Bertrand Brasil) que, desde que foi lançado, em 2020, já vendeu mais de 9 milhões de cópias no mundo e é presença constante na Lista de Mais Vendidos do PublishNews.

Além do lançamento de Matt Haig, a TAG também anunciou recentemente novidades para os assinantes do TAG Curadoria: o livro do vencedor do Prêmio Kindle 2024: A voz que ninguém escutou, de Renan Silva. A obra foi escolhida por três curadores, nomes prestigiosos e representativos da cena literária e cultural brasileira: Eliane Potiguara, Eliana Alves Cruz e Marcelino Freire. O título chega em uma parceria da TAG e com o Grupo Editorial Record.

“Acreditamos que as novas vozes da literatura, aquelas que despontam com narrativas cheias de qualidade e densidade, merecem edição exclusiva, toda linda, pensada com carinho para os assinantes”, comenta Gustavo Lambert, CEO da TAG.

Fundada em 2014 em Porto Alegre, a TAG é o maior clube de leitura do Brasil, com aproximadamente 30 mil associados em todo o país. Em 2024, a marca comemora 10 anos com a campanha “Quem lê, nunca tá sozinho”, resgatando o poder da leitura como agente transformador da sociedade. Em uma década, foram mais de 3 milhões de exemplares, escritos por 184 autores de 40 países diferentes, entregues para mais de 280 mil leitores de todo o país.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet; da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas; e da Câmara Brasileira do Livro (CBL), a entidade que representa editores, livreiros, distribuidores e demais profissionais do setor. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações da semana:

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
No podcast, os editores e livreiros conversam sobre o mercado editorial brasileiro, os desafios enfrentados por livrarias em diferentes regiões, e a importância da diversidade na produção editorial
Podcast do PN conversou com Lucia Riff e André Luis Silvestre de Souza (Cafu), dois dos principais vencedores da cerimônia
Podcast do PN conversou com os jornalistas, escritores, amigos e agora editores, que compartilham suas trajetórias e a criação da editora Seja Breve
Podcast do PN conversou sobre o retorno do fenômeno dos livros de colorir – suas particularidades, importância e influência – com Daniela Kfuri (HarperCollins) e Nana Vaz de Castro (Sextante)
Podcast do PN conversou com o 'El Professor' sobre sobre o livro 'Pense rápido, fale melhor' (Agir) e técnicas de oratória e improvisação
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Seja qual for o suporte do livro, o exemplo doméstico é fundamental para desenvolver o costume
No podcast, os editores e livreiros conversam sobre o mercado editorial brasileiro, os desafios enfrentados por livrarias em diferentes regiões, e a importância da diversidade na produção editorial
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Com a COP 30 no horizonte, o Brasil tem uma oportunidade única de afirmar a educação e a leitura como estratégias centrais para a construção de um futuro verdadeiramente sustentável
Espaço publieditorial do PublishNews apresenta nesta semana obras infantojuvenis da Ases da Literatura e a história da vida de Jair Beloube
A primeira biblioteca da minha vida era um caixote de livros comprados por minha mãe.
Ronaldo Correia de Brito
Escritor brasileiro

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar