Comic Con San Diego começa com incertezas sobre o seu futuro e brasileiros indicados ao Eisner
PublishNews, Redação, 25/07/2024
Evento que serviu de inspiração para diferentes produções relacionadas ao mundo dos quadrinhos ao redor do mundo pode ter que mudar de cidade

Comic Con San Diego vai até o domingo (28), no sul da Califórnia | © SDDC
Comic Con San Diego vai até o domingo (28), no sul da Califórnia | © SDDC
A Comic Con San Diego começa sua programação oficialmente nesta quinta-feira (25), e embora atualmente as principais atenções se voltem para produções audiovisuais, a publicação de quadrinhos continua sendo uma das estrelas do evento. Na sexta-feira (26) à noite, serão revelados os vencedores do Prêmio Eisner, o Oscar dos quadrinhos global, que volta e meia tem representação brasileira. Este ano não é diferente.

Um dos finalistas é a obra Missing you (Oni Press), escrita por Phellip Willian e pela brasileira Melissa Garabeli, com tradução do também brasileiro Fabio Ramos, que concorre na categoria Melhor Publicação para Crianças. A obra foi publicada originalmente como Saudade (Jambô, 2018), ganhou o troféu Ângelo Agostini, o troféu HQmix e foi finalista do Prêmio Jabuti de literatura na categoria História em quadrinhos.

Capa da versão americana de 'Saudade' | © Oni Press
Capa da versão americana de 'Saudade' | © Oni Press
Outros brasileiros também concorrem: o ilustrador Guilherme Grandizolli aparece indicado na categoria Melhor História Curta com The Lady of the Lake (BUMP), de Joe S. Farrar; Leonardo Romero, com Birds of Prey (DC), de Kelly Thompson, em Melhor Série Continuada; e Danilo Beyruth, com Deep Cuts (Image), de Kyle Higgins e Joe Clark, em Melhor Antologia. Confira os finalistas nas 32 categorias do prêmio clicando aqui.

De acordo com o Publishers Weekly, entre as editoras, a maior novidade do ano talvez seja o programa DC All-in, uma renovação do programa periódico da DC, agora também ligado ao Absolute Universe, que lança versões reimaginadas dos heróis clássicos por artistas celebrados pelos fãs, supervisionado por Scott Snyder.

Outra editora que está em evidência é a Boom! Studios, não só pelo lançamento da série BRZRKR, de Keanu Reeves, mas também pela recente aquisição da editora pela Penguin Random House.

Uma das ausências deste ano é a Scholastic, que confirmou ao PW que a editora vai passar a se dedicar mais à Comic Con Nova York.

Claro que nem tudo são flores nesta que é uma das principais reuniões de profissionais e fãs dos quadrinhos no mundo: há uma repercussão entre o setor de hotelaria da cidade (que fica no sul da Califórnia) porque a feira concede pacotes e descontos para visitantes e profissionais. Fora desse esquema, noites em hotéis na região central da cidade podem variar de US$ 2,5 mil a US$ 5 mil. De acordo com a Forbes, o chefe de comunicação e estratégia da SDCC, David Glanzer, admitiu que o evento pode procurar outra locação no futuro, contando que o contrato com San Diego vence em 2026. "Se não pudermos receber as pessoas interessadas no evento, aí ficamos numa situação bastante complicada", comentou.

Além da presença editorial, claro, o evento terá painéis dedicados a séries e filmes, como “Transformers: O Início”, “The Boys”, “Doctor Who”, “Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder”, entre outros. Além de um painel da Marvel, com a presença do presidente Kevin Feige. O evento ocorre no Centro de Convenções de San Diego, na Califórnia, EUA, e espera receber cerca de 150 mil visitantes.

[25/07/2024 07:50:34]