
O evento ocorre de 2 a 4 de agosto, e as ações são exclusivas para profissionais do setor que adquirirem seus ingressos (limitados e vendidos exclusivamente no site do evento).
"Chegamos à Cidade Maravilhosa com público recorde e a certeza de que o Elas Publicam já é um dos principais eventos para profissionais do mercado editorial brasileiro. Reafirmando nosso compromisso com a promoção da igualdade de gênero em toda a cadeia produtiva do livro, celebrando o profissionalismo e a competência de cada uma dessas mulheres que carregam a missão de fomentar e valorizar a leitura no Brasil", comemora Lella.
Na sexta-feira (dia 2), um bate-papo na Livraria Janela (Rua Maria Angélica, 171 – loja B – Jardim Botânico) abrirá oficialmente o evento. A escritora Dia Nobre, que lança o livro Incêndios da alma (Planeta), receberá a crítica literária Luciana Araujo Marques para o bate-papo “Discutindo o apagamento das mulheres na literatura e na história”. Em seguida, haverá sessão de autógrafos.

Nesta edição, as temáticas envolvem inovação e o futuro digital, metadados, compras públicas no mercado editorial, marketing literário e muito mais. Grandes nomes do mercado editorial brasileiro já estão confirmados: Joana de Conti (Bookwire Brasil), Cristiane Martins (MVB Brasil), Natália Vieira (Radar de Licitações), Camila Cabete (Árvore), Lilian Cardoso (LC – Agência de Comunicação), Cláudia Machado (Catavento Distribuidora), Cinthya Müller (Grupo Planeta de Livros), Ana Cecilia Impellizieri Martins (Bazar do Tempo), Rafaella Machado (Grupo Editorial Record), Lara Berruezo (HarperCollins Brasil) e Agatha Machado (Globo Livros).
As autoras Clara Alves, Taylane Cruz e Eliana Alves Cruz também estarão presentes, assim como as criadoras de conteúdo Mariana Mortani, Louie Ponto e Ana Paula Barbosa; as roteiristas Clara Deák e Gautier Lee; e as tradutoras Regiane Winarski, Natalie Gerhardt e Wélida Muniz.
Além disso, haverá uma loja pop-up da Livraria Janela e marcas parceiras expondo e vendendo livros, serviços e produtos literários. As participantes também poderão garantir autógrafos das autoras componentes da programação oficial do evento.
Lella explica que o Elas Publicam pretende ser cada vez mais plural, diverso e inclusivo. "Temos uma preocupação crescente com o público que recebemos. Nosso projeto não deve ser exclusivo para aquelas profissionais que podem arcar com o valor do ingresso, sabemos que ele não é acessível para todas. Nesta edição, fizemos nosso primeiro processo seletivo para bolsas de ações afirmativas, visando aumentar a participação de mulheres em situação de vulnerabilidade social, discriminadas e vitimadas pela exclusão socioeconômica. Priorizamos mulheres não-brancas, mães solos e vítimas de violência doméstica. Pretendemos aumentar o número de bolsas para a próxima edição".
Fechando o fim de semana, no dia 4 (domingo), a festa está garantida com um sambão de mulheres do mercado editorial a partir das 12h, em local a ser divulgado apenas às participantes.
O evento tem apoio da Livraria Janela, LC - Agência de Comunicação, Hanna Malta, MVB Brasil, Bookwire Brasil, Instituto Adélia Glycerio, Editora Bazar do Tempo, Fer Canelas, Kindle Direct Publishing Brasil (Amazon), EBK Projetos Editoriais e Catavento Distribuidora.