Elas Publicam lança prêmio e canal de notícias para mulheres do mercado do livro
PublishNews, Redação, 13/01/2026
Criada por Lella Malta, iniciativa passa a atuar em três frentes: encontro presencial, premiação e plataforma de informação

Elas Publicam em Brasília © Divulgação
Elas Publicam em Brasília © Divulgação
O Elas Publicam anuncia novidades para 2026. Criada para fortalecer a presença e o protagonismo das mulheres no mercado editorial brasileiro, a iniciativa amplia sua atuação e passa a funcionar também como prêmio e canal de notícias, além de seguir como um dos principais encontros presenciais do setor.

"Depois de anos construindo o Elas Publicam, de oito edições em seis cidades, de centenas de profissionais reunidas fazendo parte da nossa história, o prêmio surge quase como um gesto natural. Um jeito de olhar para trás, reconhecer trajetórias e, ao mesmo tempo, olhar para frente. A gente espera que ele cresça, amadureça e consiga dar visibilidade ao pulso que mantém o mercado do livro vivo: o trabalho das mulheres", destaca a idealizadora Lella Malta ao PublishNews.

Idealizado como uma imersão voltada a profissionais que atuam em diferentes áreas da cadeia do livro, o projeto lança agora o seu primeiro prêmio, com 14 categorias, dedicado a reconhecer e valorizar outras iniciativas conduzidas por mulheres no mercado editorial. A proposta da premiação é ampliar a visibilidade de trabalhos que contribuem de forma significativa para o fortalecimento e a diversidade do setor.

As indicações para o Prêmio Elas Publicam são gratuitas e seguem abertas até 31 de janeiro, às 23h50, por meio deste formulário online. As vencedoras receberão um troféu e um kit personalizado com livros, produtos literários de parceiros e voucher de serviços. Já as finalistas ganharão convite para participar da cerimônia de premiação do Elas Publicam Rio

Outra novidade é o Canal de Notícias Elas Publicam, plataforma voltada exclusivamente às mulheres do mercado do livro. O canal reúne e divulga vagas de emprego, editais, oportunidades profissionais, eventos literários, chamadas públicas e informações relevantes para quem atua no setor editorial, funcionando como um ponto permanente de atualização e referência para essas profissionais em todo o país.

“O canal de notícias é outro desdobramento natural da nossa trajetória. Queremos fazer a informação circular para que mais mulheres possam acessar oportunidades”, conta Lella, adiantando alguns nomes que estarão na IX edição do Encontro de Mulheres do Mercado Editorial, a ser realizada na quinta-feira, 6 de março, das 13h às 21h, no Espaço Leblon, dentro da AABB Rio de Janeiro.

O evento reunirá profissionais do livro para um dia de debates, feira de expositores, formação, troca de experiências e networking. A Janela Livraria será a livraria oficial do encontro e terá a participação de profissionais como a escritora Iris Figueiredo, a roterista e produtora Mariana Mortani, a sócia da Árvore e colunista do PN Camila Cabete e Martha Ribas, sócia da Janela Livraria, editora de projetos da MapaLab e diretora da LerConecta.

Também estão abertas as inscrições para o Encontro de Mulheres do Mercado Editorial, em março. O ingresso custa R$ 200. Este valor pode ser parcelado em até seis vezes no cartão, com um acréscimo de R$ 40 e inclui alimentação, bebidas, acesso à programação completa e à cerimônia de premiação. Para garantir a sua vaga, acesse o site oficial do Elas Publicam.

“É sempre uma alegria voltar ao Rio. A expectativa é que seja a maior edição até agora, reunindo ainda mais mulheres do mercado do livro para trocar, se encontrar e ocupar esse espaço juntas. Teremos feirinha de expositoras, uma programação intensa e extensa, com temas como a resistência das livrarias de rua, adaptações literárias para o audiovisual e tecnologia no mercado editorial”, adianta Lella, em release enviado à imprensa.

[13/01/2026 10:40:34]