Narratix lança novo selo editorial focado no público infantil
PublishNews, Talita Facchini, 18/07/2024
A NarraKids chega ao mercado com quatro séries iniciais totalmente pensadas e adaptadas para o público infantil e com foco na qualidade

A Narratix – produtora de audiolivros criada em 2018 e uma das principais empresas do segmento – anunciou o lançamento do seu primeiro selo editorial dedicado ao público infantil, a NarraKids.

Com lançamento oficial nesta quarta (17), o selo será inteiramente focado na publicação de podcasts, audiolivros e outros conteúdos para as crianças e famílias. Os diferenciais das produções do selo são os textos de alta curadoria, criados ou adaptados por escritores e roteiristas especialmente para o público infantil. Narrações humanas, feitas por artistas de voz, e com áudios cinematográficos, com músicas e efeitos sonoros imersivos.

“Com esse projeto damos um passo forte na criação de conteúdo”, explica André Calgaro, pesquisador do universo do áudio e fundador da Narratix. “Vamos ter conteúdo original e também textos de domínio público que a gente adaptou. Mas adaptamos mesmo, com o objetivo de entregar a melhor experiência para os ouvintes”, completou.

A grande inspiração para o projeto foram os momentos de contação de história com seu filho Otto, de oito anos. "Eu também sentia falta de uma editora em áudio que focasse em conteúdos infantis de altíssima qualidade”. Ele ressalta ainda que, com a experiência adquirida na Narratix produzindo audiolivros em larga escala para várias empresas ao redor do mundo, a equipe da NarraKids quer usar isso “criando conteúdos que aliem entretenimento, educação e que despertem oamor pelas histórias. E que sejam de alto nível, além de seguros e edificantes para as crianças e famílias.”

Os produtos lançados na NarraKids vão ter versões em podcast e audiolivro e foram adaptados para se adequar à linguagem infantil e garantir a atenção máxima. “Eles têm efeitos especiais, músicas próprias criadas especialmente para cada título, vinheta, identidade sonora... tudo isso levou bastante tempo”, contou Calgaro.

O selo chega ao mercado com duas séries iniciais. Outras duas serão lançadas na próxima semana, totalizando 32 títulos ao longo do segundo semestre.

Os trabalhos incluem conteúdos 100% originais e adaptações exclusivas de histórias clássicas, feitas especialmente para os pequenos ouvintes. Os episódios serão lançados quinzenalmente, com dois novos episódios de séries diferentes disponíveis a cada semana.

As quatro primeiras séries são:

Planeta história: Contos e lendas ao redor do mundo, que explora diferentes tradições e histórias de países ao redor do mundo, embarcando o ouvinte em jornadas de fantasia que estimulam a imaginação e o aprendizado cultural. As adaptações foram feitas pela ensaísta e cronista Mariana Ianelli e Lúcia Tulchinski.

Clube dos perguntadores: Aventuras e descobertas para mentes curiosas, uma série 100% original na qual o detetive-explorador Nico Vera descobre o mundo das ciências, da história e dos mitos e explica para as crianças de maneira divertida. Os responsáveis pela série são Luiz Filipe Matias Reis e Dario Pato.

Histórias fantásticas e de mistério do Vovô Edgar, série que cativa a imaginação dos pequenos e os conduz por enredos intrigantes do início ao fim com roteiros originais adaptados para crianças a partir de clássicos do mistério e do suspense. Todo episódio inicia com o personagem criado pela NarraKids, em torno de uma fogueira, que conta histórias de mistério e suspense para as crianças. “Essa foi a série mais desafiadora, porque precisávamos contar histórias atuais, dentro de uma linguagem de áudio bacana, e transformar as narrativas que originalmente eram mais pesadas, em algo palatável”, comentou André. São histórias de Charles Finger, W. W. Jacobs, Lovecraft, entre outros nomes que se encontram em domínio público. Os roteiros foram feitos por Laura Villar.

Sonhos e sonos: Jornadas mágicas para os pequenos adormecerem. Série roteirizada por Victoria Gallagher na qual o ouvinte poderá viajar por diferentes Parques Nacionais ao redor do mundo através de narrações e ambientações sonoras exclusivas e textos originais criados para garantir o relaxamento.

O grande diferencial da NarraKids, segundo Calgaro, é justamente a criação de um selo que inicia como áudio first e pensado nos mínimos detalhes, com comunicação própria e site próprio. O site, aliás, funcionará como um portal de direcionamento para o ouvinte saber onde pode encontrar os produtos da Narrakids.

“É um conjunto de fatores que diferencia a Narrakids, o foco no áudio, o trabalho de curadoria do texto, as narrações humanas, o design, a comunicação, pensamos em tudo”, explica André. “A gente optou pelo caminho mais difícil, mais longo, mais custoso em todos os aspectos. Mas a ideia era fazer uma coisa muito diferente e com qualidade”, finaliza.

[18/07/2024 08:00:00]