Publicidade
Publicidade
Podcast do PublishNews #328 – Capas e capistas, com Daniel Lameira e Giovanna Cianelli
PublishNews, Redação, 08/07/2024
Seiva está lançando o catálogo 'Capistas 24-25'​, reunindo trabalhos e informações de 100 capistas, como algumas de suas obras, seus contatos e suas percepções do próprio trabalho

Neste episódio do Podcast do PublishNews, conversamos sobre capas de livros com Daniel Lameira, editor da Seiva, e com Giovanna Cianelli, designer e ilustradora. A Seiva está lançando o catálogo Capistas 24-25, reunindo trabalhos e informações de 100 capistas, como algumas de suas obras, seus contatos e suas percepções do próprio trabalho. O livro realiza assim um apanhado da produção de capas de livros no Brasil do século XXI.

Na conversa com Daniel e Giovana, falamos sobre o que faz uma boa capa, sobre a relação com as editoras, sobre tendências, direitos autorais e Inteligência Artificial.

“Minha ideia não é de fazer necessariamente uma curadoria, ou de eu falar quem são os 100 principais capistas no Brasil. Pelo contrário, acho que o mais legal foi mostrar inclusive os profissionais que não se relacionam diretamente com o que eu me envolvi ou com a minha visão do que eu acho que é interessante, tanto que tem ali dos mais diversos”, detalha Lameira.

Projeto gráfico e capa do catálogo são assinados por Giovanna Cianelli e Victoria Servilhano. “Uma das inspirações para a capa do livro foram as Páginas Amarelas”, explica Giovanna ao PN. “Aquele volume físico remeteu muito a essa sensação do catálogo de capistas, uma grande consulta de um conhecimento específico ou de alguém que você pode chamar para resolver determinado problema”, comentou. Para ela, a relação dos capistas com o mercado acaba sendo mais distante do que de outras pessoas envolvidas no livro. “Acredito que poucos profissionais trabalham exclusivamente com o mercado editorial”, afirma.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet; da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas; e da Câmara Brasileira do Livro (CBL), a entidade que representa editores, livreiros, distribuidores e demais profissionais do setor. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
No episódio desta semana conversamos com Ana Maria Pupo e Ronen Altman, da livraria Bandolim, e João Mendes Júnior, responsável pela Caraíbas, ambas situadas em São Paulo
Autores lotaram a Casa PublishNews na Flip 2024 em uma conversa sobre seus livros e sobre os encontros e cruzamentos da língua portuguesa mundo afora, com a mediação de Yasmin Santos
Mesa da Casa PublishNews na Flip 2024 teve a presença de Angela Pappiani, Txai Suruí e Mayra Sigwalt
Editora completa agora dois anos de gestão da entidade, a principal associação de empresas e profissionais do livro do país, e faz um balanço das ações em prol do setor nos últimos meses
Leonardo Borba e Guilherme Marini, da Konekta, falam sobre a plataforma que foi criada para ajudar o mercado livreiro na expansão e manejo do sortimento e na operacionalização da venda de livros online
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Livro do autor André Aranha oferece orientações claras e objetivas sobre essa mudança e o novo regime de trabalho
Premiada com a obra 'Uma vitória interrompida', Luciane se consagra como 'uma voz potente que celebra a literatura como transformação'
Espaço publieditorial do PublishNews apresenta nesta semana as obras dos autores André Aranha e Luciane Mustafá
No episódio desta semana conversamos com Ana Maria Pupo e Ronen Altman, da livraria Bandolim, e João Mendes Júnior, responsável pela Caraíbas, ambas situadas em São Paulo
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Sou uma leitora voraz, sem preconceitos ou rótulos!
Luize Valente
Escritora brasileira

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar