Empresas apoiadas pelo Brazilian Publishers prospectam mais de US$ 4 milhões no primeiro semestre de 2024
PublishNews, Redação, 02/07/2024
Editoras do programa participaram de cinco dos principais eventos do calendário do mercado editorial nos primeiros meses do ano; para o segundo semestre, mais quatro importantes feiras estão no radar do BP

Estande do Brasil na Feira do Livro de Frankfurt 2019 | © Talita Facchini
Estande do Brasil na Feira do Livro de Frankfurt 2019 | © Talita Facchini
Durante os seis primeiros meses de 2024, as editoras no programa Brazilian Publishers – projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) – participaram de cinco dos principais eventos do calendário do mercado editorial. Até o momento, foram prospectados US$ 4,2 milhões em novos negócios, considerando tanto os negócios já fechados quanto as expectativas para os próximos 12 meses.

Para Sevani Matos, presidente da CBL, os resultados representam a força da literatura brasileira no exterior. “Esses números são um reflexo do trabalho contínuo que construímos durante as últimas décadas. Hoje, o Brasil tem uma imagem já consolidada junto às editoras internacionais, facilitando assim o processo de negociação dos direitos”, explica.

Já para Rayanna Pereira, coordenadora do Brazilian Publishers, o primeiro semestre mostra como o programa é indispensável: “Resultados como esse reforçam a relevância do apoio que concedemos às editoras brasileiras na jornada internacional. A cada evento, vemos um aumento no número de parcerias e no impacto de nossos esforços no mercado”.

Resultados parciais

O ano começou em março com o Fellowship Istambul 2024, com comitiva que contou com três empresas brasileiras, e realizou mais de 53 reuniões, somando US$ 36 mil entre negócios realizados e expectativas para os próximos 12 meses. Em 2023, a delegação brasileira, que contou com seis editoras, prospectou US$ 145 mil.

Já durante a Feira Internacional de Londres 2024, no mesmo mês, a delegação participou de um estande promovido em parceria com a Embaixada do Brasil. Na ocasião, seis empresas participaram de 120 reuniões, e alcançaram o marco de mais de US$ 2 milhões em negócios – um aumento de mais de 1000% em relação à edição anterior, quando as editoras prospectaram US$ 318 mil.

Estande do Brasil na FILBo 2023 | © CBL
Estande do Brasil na FILBo 2023 | © CBL
Em abril, a principal feira de conteúdo infantil do mundo, a Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha, recebeu 23 editoras apoiadas pelo BP. As 447 reuniões realizadas resultaram em mais de US$ 1,4 milhão em negócios. O resultado é 20% maior do que o obtido na edição de 2023.

Durante a Feira Internacional do Livro de Bogotá, entre o fim de abril e o começo de maio, que teve o Brasil como país convidado de honra, 11 empresas brasileiras participaram de reuniões que resultaram em US$ 176,5 mil em negócios, 23% a mais do que na última edição.

Por fim, entre o fim de abril e meados de maio, a Feira Internacional do Livro de Buenos Aires também teve um estande em parceria com a Embaixada, que contou com seis empresas brasileiras e US$ 223,5 mil em negócios. Em 2023 esse valor chegou a US$ 273 mil.

Segundo semestre

Para o segundo semestre, o calendário de apoio do Brazilian Publishers garante a participação das editoras brasileiras em mais eventos relevantes, como a Feira do Livro de Gotemburgo, Feira do Livro de Frankfurt e a Feira Internacional do Livro de Guadalajara. Além disso, o programa também organiza a vinda de um grupo de editores internacionais na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, durante a Jornada Profissional, que reúne networking e conteúdo no Brasil.

Editoras interessadas em participar do Brazilian Publishers podem entrar em contato com Ana Claudia Paiva por meio do e-mail: anaclaudia@cbl.org.br.

[02/07/2024 10:00:00]