Jéferson Assumção discute o Plano Nacional do Livro e Leitura no Papo CBL
PublishNews, Redação, 29/09/2025
O diretor destacou a importância do PNLL​ e os desafios para que sua implementação seja efetiva, garantindo continuidade entre diferentes governos

O convidado desta edição do podcast Papo CBL foi Jéferson dos Santos Assumção, Diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura. No bate-papo, Jéferson destacou a importância do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e os desafios para que sua implementação seja efetiva, garantindo continuidade entre diferentes governos. Ele explica de que forma o Plano busca articular e integrar ações federais, estaduais, municipais e locais, ampliando o alcance e o impacto das políticas públicas para a sociedade.

O diretor também aborda o papel de editoras, livrarias e bibliotecas dentro dessa estratégia, além dos mecanismos de apoio previstos para fortalecer a sustentabilidade do setor do livro.

O PNLL

No dia 19 de setembro, foi aprovado um texto base para o plano. O PNLL é um conjunto de políticas e ações de valorização do livro e da leitura realizadas pelo Estado e pela sociedade. Trata-se de um pacto social pela valorização do livro, da leitura, da literatura, da escrita e das bibliotecas. De caráter interministerial, a ação tem a condução do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura (Sefli), e do Ministério da Cultura, com a Secretaria de Educação Básica (SEB).

Uma novidade desse processo é a incorporação de uma política para a escrita, que não estava presente no plano anterior. O desafio é elaborar políticas culturais e ações voltadas à qualificação e diversificação da criação literária, como também tornar a formação do leitor mais completa pela democratização da formação em escrita criativa, entendida como direito.

Para isso, o PNLL se divide em quatro eixos: democratização do acesso; fomento à leitura e à formação de mediadores; valorização institucional da leitura e incremento de seu valor simbólico; e fomento à cadeia criativa e produtiva do livro.


Tags: CBL, Papo CBL, PNLL
[29/09/2025 10:40:53]