Gestão estratégica de pessoas e o engajamento entre colaboradores são ingredientes para um ambiente empresarial saudável
PublishNews, Redação, 14/06/2024
Temas foram abordados nos painéis da cerimônia que revelou as ‘Melhores Empresas para Trabalhar no Mercado Editorial’ segundo a avaliação do GPTW; debates forneceram insights para as empresas do setor

Evento reuniu profissionais do setor do livro para conhecer as 'Melhores Empresas para Trabalhar no Mercado Editorial’ | © Beatriz Sardinha / PublishNews
Evento reuniu profissionais do setor do livro para conhecer as 'Melhores Empresas para Trabalhar no Mercado Editorial’ | © Beatriz Sardinha / PublishNews

A programação do evento realizado na última quinta (13) pelo PublishNews e o Great Place to Work para apresentar o ranking inédito Melhores Empresas para Trabalhar no Mercado Editorial contou com dois painéis que tiveram como objetivo trazer insights e ideias para os convidados colocarem em prática em suas empresas. A relação de confiança entre os colaboradores e a importância da liderança para a saúde de uma equipe foram citadas mais de uma vez como aspectos relevantes para a área da gestão de pessoas.

O primeiro painel reuniu Naamisis Campos, CHRO (Chief Human Resources Officer) da RD Station, e Tatiane Tiemi, CEO do GPTW Brasil, para falarem sobre "Gestão de pessoas na prática: visões de fora do mercado editorial".

Desde 2014, o RD Station – empresa com 13 anos de história – já figurou 34 vezes no ranking do GPTW em cinco categorias diferentes. “Isso porque nós ouvimos as pessoas”, frisou Naamisis.

Da esquerda para a direita, Tatiane Tiemi e Naamisis Campos | © Beatriz Sardinha / PublishNews
Da esquerda para a direita, Tatiane Tiemi e Naamisis Campos | © Beatriz Sardinha / PublishNews
A profissional também falou sobre a importância de se criar processos dentro das empresas, entender qual a cultura deve ser aplicada no ambiente de trabalho e assim realizar ações para colocar tudo em prática. “Temos que entender qual o momento do nosso negócio”, disse. “A ideia é sempre entender se os líderes estão criando relações de confiança com seus colaboradores”, completou Tatiane.

Ambas também frisaram que lidar com a gestão de pessoas não tem uma receita pronta, mas estar sempre de olho para as pesquisas e dados relacionados ao tema e usar os ingredientes certos analisando o momento de cada negócio é um bom começo.

Outro ponto importante destacado no painel foi sobre o engajamento e alinhamento de valores. “Quando um candidato não apresenta todas as qualidades técnicas, a gente arrisca porque podemos ajustar o que for preciso. Mas quando o problema é o alinhamento com os nossos valores, não arriscamos. Nós queremos que as pessoas tenham vontade de permanecer nas organizações”, contou Tatiane.

Da esquerda para a direita, Artur Louback, Kalleby Sobral, Dani Diniz e Guilherme Sobota | © Beatriz Sardinha / PublishNews
Da esquerda para a direita, Artur Louback, Kalleby Sobral, Dani Diniz e Guilherme Sobota | © Beatriz Sardinha / PublishNews
Gestão de pessoas no mercado editorial

O segundo painel do dia reuniu Daniela Diniz, diretora de Conteúdo e Relações Institucionais do Ecossistema Great People e GPTW Brasil, Artur Louback, da MOL Impacto, e Kalleby Sobral, do Grupo Neiva, em uma conversa mediada pelo editor-chefe do PublishNews, Guilherme Sobota.

O bate-papo abordou a importância de ter as pessoas no centro como modelo estratégico para as empresas do setor. “Nosso modelo de gestão é colaborativo e humano”, compartilhou Sobral. “Temos uma gestão muito descentralizada, ou seja, nossos líderes – e não apenas os gerentes ou diretores –, são convidados a participar dos processos de tomadas de decisão da empresa”, contou.

"O RH maduro é que faz toda essa leitura”, frisou Diniz. “Entende do negócio, entende da cultura, tem a leitura externa e consegue ser mais efetivo para sua organização”.

A gestão de pessoas também encontra outro desafio quando se faz uma leitura de cenário no qual há quatro gerações diferentes trabalhando juntas. “Temos uma nova fase da gestão de pessoas, com novos elementos. A saúde mental entra na pauta de uma forma forte, a questão da diversidade, a busca pela flexibilidade”, lembrou Diniz.

Segundo ela, cada geração tem suas características e busca por pontos específicos no ambiente de trabalho. “A Geração Z traz uma marca importante para a evolução do ambiente de trabalho. Se a Geração X se questionava sobre o assunto da lealdade, uma característica dos baby-boomers, a Geração Y fala do propósito, quer ser bem remunerada, mas também quer ser feliz. Já a Geração Z busca flexibilidade”, resumiu Daniela.

“O profissional de RH tem que entender em que mundo estamos vivendo”, finalizou.

+ Grupo Neiva e MOL Impacto lideram ranking ‘Melhores Empresas para Trabalhar no Mercado Editorial’

[14/06/2024 11:00:00]