
A programação do evento realizado na última quinta (13) pelo PublishNews e o Great Place to Work para apresentar o ranking inédito Melhores Empresas para Trabalhar no Mercado Editorial contou com dois painéis que tiveram como objetivo trazer insights e ideias para os convidados colocarem em prática em suas empresas. A relação de confiança entre os colaboradores e a importância da liderança para a saúde de uma equipe foram citadas mais de uma vez como aspectos relevantes para a área da gestão de pessoas.
O primeiro painel reuniu Naamisis Campos, CHRO (Chief Human Resources Officer) da RD Station, e Tatiane Tiemi, CEO do GPTW Brasil, para falarem sobre "Gestão de pessoas na prática: visões de fora do mercado editorial".
Desde 2014, o RD Station – empresa com 13 anos de história – já figurou 34 vezes no ranking do GPTW em cinco categorias diferentes. “Isso porque nós ouvimos as pessoas”, frisou Naamisis.

Ambas também frisaram que lidar com a gestão de pessoas não tem uma receita pronta, mas estar sempre de olho para as pesquisas e dados relacionados ao tema e usar os ingredientes certos analisando o momento de cada negócio é um bom começo.
Outro ponto importante destacado no painel foi sobre o engajamento e alinhamento de valores. “Quando um candidato não apresenta todas as qualidades técnicas, a gente arrisca porque podemos ajustar o que for preciso. Mas quando o problema é o alinhamento com os nossos valores, não arriscamos. Nós queremos que as pessoas tenham vontade de permanecer nas organizações”, contou Tatiane.

O segundo painel do dia reuniu Daniela Diniz, diretora de Conteúdo e Relações Institucionais do Ecossistema Great People e GPTW Brasil, Artur Louback, da MOL Impacto, e Kalleby Sobral, do Grupo Neiva, em uma conversa mediada pelo editor-chefe do PublishNews, Guilherme Sobota.
O bate-papo abordou a importância de ter as pessoas no centro como modelo estratégico para as empresas do setor. “Nosso modelo de gestão é colaborativo e humano”, compartilhou Sobral. “Temos uma gestão muito descentralizada, ou seja, nossos líderes – e não apenas os gerentes ou diretores –, são convidados a participar dos processos de tomadas de decisão da empresa”, contou.
"O RH maduro é que faz toda essa leitura”, frisou Diniz. “Entende do negócio, entende da cultura, tem a leitura externa e consegue ser mais efetivo para sua organização”.
A gestão de pessoas também encontra outro desafio quando se faz uma leitura de cenário no qual há quatro gerações diferentes trabalhando juntas. “Temos uma nova fase da gestão de pessoas, com novos elementos. A saúde mental entra na pauta de uma forma forte, a questão da diversidade, a busca pela flexibilidade”, lembrou Diniz.
Segundo ela, cada geração tem suas características e busca por pontos específicos no ambiente de trabalho. “A Geração Z traz uma marca importante para a evolução do ambiente de trabalho. Se a Geração X se questionava sobre o assunto da lealdade, uma característica dos baby-boomers, a Geração Y fala do propósito, quer ser bem remunerada, mas também quer ser feliz. Já a Geração Z busca flexibilidade”, resumiu Daniela.
“O profissional de RH tem que entender em que mundo estamos vivendo”, finalizou.
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