O painel era intitulado "IA e seus impactos práticos no setor editorial: o que mudou no dia a dia do seu trabalho?", e teve as participações de André Palme (Sócio e CMCO do Skeelo e Coordenador da Comissão de Inovação e Tecnologia da CBL), Camila Cabete (Head de Conteúdo e Sócia na Árvore e membro da Comissão de Inovação e Tecnologia da CBL), Ricardo Costa (CEO da MVB América Latina) e mediação de Fabio Uehara, diretor editorial da Tocalivros e apresentador do Podcast do PublishNews.
O painel esmiuçou funções e usos da inteligência artifical no trabalho diário, nas possibilidades de aplicação no mercado editorial, e também comentou medos e perspectivas sobre o assunto.
Um dos assuntos abordados foi a possibilidade de se produzir audiolivros com a ferramenta.
"Sempre tem que ter edição e revisão humana, claro, mas estamos produzindo alguns e um processo que normalmente leva semanas estava encaminhado em duas horas", explicou Palme sobre a utilização da ferramenta TTS para produção de audiolivros. "As editoras não conseguem produzir todo o catálogo, e a produção de IA tem 1/5 do custo em gravação humana. É uma oportunidade de ganho de escala, de disponibilização de acervo, de produções que talvez nem aconteceriam. Claro, não é possível deixar de pensar em toda a questão de proteção ao direito autoral", comentou.
Para Camila Cabete, é importante haver uma disposição nas equipes para a inovação. "Daqui a quatro meses, haverá outra disrupção. Sua equipe está preparada para esse ritmo?", questionou. Ela ressaltou também que a inteligência artificial ainda não tem um caráter criativo. "O setor da educação tem mais pânico do que o editorial. A gente não sabe bem o que vai acontecer com o cérebro das crianças", explicou.
Ricardo Costa também ressaltou que a produção é humana. "A IA é uma ferramenta que o humano vai utilizar para produzir alguma coisa. Não vejo a IA produzindo algo no nível humano de criatividade e produção. Talvez cheguemos no Exterminador do Futuro, mas isso não vai ser agora", afirmou.
Entre as funcionalidades aplicáveis no dia a dia do mercado editorial para as ferramentas de IA, o painel ainda destacou:
O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet; da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas; e da Câmara Brasileira do Livro (CBL), a entidade que representa editores, livreiros, distribuidores e demais profissionais do setor. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube.
Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.
A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!
Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.
Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.
O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?