Romance de Cristina Judar será publicado nos EUA pela Fonograf Editions
PublishNews, Redação, 05/06/2024
Editora Dublinense anunciou a venda dos direitos de tradução do livro da escritora

Cristina Judar é vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura | © Dublinense
Cristina Judar é vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura | © Dublinense
A autora Cristina Judar e a editora Dublinense venderam os direitos de tradução para o inglês do romance Elas marchavam sob o sol para a editora estadunidense Fonograf Editions. A obra será traduzida por Lara Norgaard, doutoranda em tradução pela Universidade de Harvard, e tem lançamento previsto para 2025.

Elas marchavam sob o sol narra a saga de duas jovens mulheres em sua busca por autoafirmação e resistência em um mundo permeado por opressão e violência, de acordo com a editora. O livro já teve direitos de tradução vendidos para o italiano (Edizioni Wordbridge) e árabe (Sefsafa Publishing), além de estar sendo publicado em Moçambique pela TrintaZeroNove, com edições previstas nas quatro línguas oficiais do país.

"A venda para a Fonograf Editions, editora reconhecida pelo seu catálogo, solidifica o reconhecimento internacional da obra de Cristina Judar e a consagra como uma das vozes mais relevantes da literatura brasileira atual", diz um comunicado da Dublinense. A editora americana, que já publicou autores como Toni Morrison e Ta-Nehisi Coates, foi fundada em 2010 em Portland, Oregon. Dedica-se à publicação de literatura contemporânea de autores emergentes e consagrados, com foco em obras que exploram temas relevantes para a sociedade atual.

Autora dos romances Oito do sete (2017), vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura e finalista do Prêmio Jabuti, e Roteiros para uma vida curta (2014), além de contos e graphic novels, Cristina Judar explora em sua obra temas como violência, gênero, sexualidade e marginalização, com uma linguagem poética e singular.

[05/06/2024 08:20:00]