Publicidade
Publicidade
Por um canto amarelo
PublishNews, Redação, 29/05/2024
'Buruna', escrito por Beatriz Misaki, conta a história de uma brasileira descendente de japoneses e que passa por um confuso processo de se entender enquanto pessoa amarela

Escrito por Beatriz Misaki, Buruna é um livro destinado ao público young adult. A personagem principal é a Bruna, de 18 anos, descendente de japoneses e em conflito com seus sonhos e o que a família espera dela. Ela tem vontade de viver da música e seus pais esperam que ela faça vestibular de engenharia. Em sua busca artística, conhece Hana, uma descendente de coreanos um pouco mais velha que produz covers no YouTube e acaba de viralizar sua versão de Rolling in the deep da Adele.

Hana conhece mais sobre a indústria musical do que Bruna e tem um papel que oscila entre amiga e mentora. Se expor ao público as leva a perceber que não são vistas pelas pessoas como iguais, o que leva a Bruna a passar por um confuso processo de se entender enquanto pessoa amarela. Boa parte da história tem ambientação online com grupos de whatsapp, áudios, chamadas de vídeo e exposed no Twitter.

Buruna é a forma como a avó de Bruna a chama. No japonês, não existe o encontro consonantal como em “Bru”. Por isso, uma adaptação do nome Bruna para pessoas que tem japonês como primeira língua seria justamente Buruna. A escolha do título foi uma forma de registrar essa variação linguística tão característica dos imigrantes japoneses no Brasil e, em alguns casos, até de seus filhos.

"No lançamento do meu livro, uma moça questionou se o título do livro não estava escrito errado. Eu havia acabado de escrever um livro inteiro e ela achava que talvez eu não soubesse português o suficiente para não errar o título. Aliás, aquele seria um erro típico de japoneses. O questionamento me gerou incômodo e me fez pensar na necessidade de produzirmos mais cultura com personagens amarelos não representados como estrangeiros", compartilha Misaki.

Beatriz conta ainda que procurou por livros parecidos dentro da literatura brasileira e não conseguiu encontrar. "Não sei se os livros não estão sendo bem divulgados ou se eles simplesmente não existem. Conheci a obra de alguns escritores descendentes de asiáticos e a maioria trata de diáspora, traz a Ásia como cenário ou trabalha com personagens brancos. Inclusive, eu costumava escrever personagens brancos. Decidi que escreveria sobre pessoas como eu, em experiências que trazem um pouco da cultura miscigenada dos descendentes de asiáticos no Brasil", explica.

Sobre a autora: Beatriz Misaki é descendente de japoneses, nascida em 1994 em São Paulo. Escreve ficção sobre mulheres amarelas. Produz conteúdo no Instagram como forma de divulgação da cultura nipo-brasileira (@biamisaki). Escreve para o jornal online Hello Band. É funcionária pública estadual. É formada em Direito pelo Mackenzie, com pós graduação em Direito Digital pela FMU. Faz parte dos coletivos de escrita Mulheres Asiáticas e Brasileiras, Margem, Escreviventes e Escritor Associado (AFPESP). Buruna é seu livro de estreia.

Buruna
Autora: Beatriz Misaki
Páginas: 82 pp (impresso) | 54 pp (e-book)
Preço: R$ 35 (impresso) | R$ 6,50 (e-book)
Onde comprar: Versão impressa | Versão digital - disponível de forma gratuita até 18 de junho, em comemoração ao dia da Imigração Japonesa no Brasil.

A Área Indie é um publieditorial que reúne mensalmente lançamentos, com informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial do site no e-mail comercial@publishnews.com.br.

Tags: Área Indie
Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Seção publieditorial do PublishNews traz obras escritas por Israel Rodrigues e Cecília Soares
Escrito por Cecília Soares, 'Barões de Tamancos' oferece uma história ilustrada sobre produção e consumo de calçados durante o período imperial, com foco no Rio de Janeiro
Em 'Geração Fracassada. Não faça parte dela', Israel Rodrigues destaca a desconexão entre as expectativas impostas pela sociedade moderna e aquilo que realmente funciona
Obras publicadas pela Editora Asinha e escritas por Leninha Garcia e Mariana Kaludin compõem a seção publieditorial do PublishNews esta semana
Escrito por Mariana Kaludin Sarro, 'Papai está triste' aborda a delicada jornada de um filho diante do transtorno mental de seu pai
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Esta semana, 'Os passarinhos' dão espaço para uma nova tira da Rê Tinta
Em novo artigo, Fernando Tavares convida o leitor a se aprofundar no tema da inteligência artificial e explorar suas múltiplas funcionalidades
Seção publieditorial do PublishNews traz obras escritas por Israel Rodrigues e Cecília Soares
Em 'Geração Fracassada. Não faça parte dela', Israel Rodrigues destaca a desconexão entre as expectativas impostas pela sociedade moderna e aquilo que realmente funciona
Escrito por Cecília Soares, 'Barões de Tamancos' oferece uma história ilustrada sobre produção e consumo de calçados durante o período imperial, com foco no Rio de Janeiro
Escrever é uma batalha, palavra por palavra. E a experiência de um serve pouco para a de outro.
João Almino
Escritor brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar