
A obra Coronel Mostarda com o castiçal na biblioteca, da autora Juliana Giacobelli, foi a vencedora da primeira edição do Prêmio Amazon de Literatura Jovem, realizado pela Amazon Brasil em parceria com a HarperCollins. O anúncio foi feito nesta segunda (27), em uma cerimônia na Unibes Cultural, em São Paulo, que reuniu autores, jornalistas, agentes e influenciadores do nicho literário brasileiro.
O prêmio tem como objetivo reconhecer autores e autoras independentes do país, do segmento Jovem Adulto, com obras publicadas na plataforma Kindle Direct Publishing (KDP), ferramenta gratuita de autopublicação da Amazon, que além de fomentar a diversidade no mercado literário, ainda promove a leitura entre os jovens no Brasil.
Coronel Mostarda com o castiçal na biblioteca intercala passado e presente na história dos personagens, Vicente e Davi, dois melhores amigos que são completamente diferentes. O livro é um conto sobre uma partida do jogo "Detetive" ligeiramente caótica, irmãos gêmeos irritantes e vacas potencialmente assassinas. Mas é também sobre descobrimento, sobre dez anos de história entre dois garotos e sobre o “tormento” de se apaixonar pelo seu melhor amigo. É ainda sobre a determinação de seguir jogando, até o último palpite, mesmo quando tudo parece perdido ou confuso.
“A autora tem uma ótima habilidade na construção de sua narrativa e muita criatividade para renovar o gênero, criando diálogos de forma natural e personagens bem construídos para o público jovem. Juliana traz também representatividade para a causa LGBTQIA+ em seu livro, e isso nos faz acreditar em dias melhores”, comenta Stefano Volp, um dos jurados da premiação.
“A publicação do livro da Juliana também é motivo de muita celebração e orgulho para o grupo HarperCollins Brasil. A obra será lançada na próxima Bienal do Livro de São Paulo, junto com nosso novo selo YA, que nos aproximará cada vez mais desse público. Este selo é uma das maiores apostas do ano para a editora”, destaca Leonora Monnerat, CEO do grupo HarperCollins Brasil.
Juliana Giacobelli receberá o valor de R$ 35 mil, sendo R$ 10 mil em adiantamento de royalties da HarperCollins, e terá sua obra publicada na versão impressa por um novo selo literário voltado para o público Jovem Adulto, que será lançado pela editora ainda neste ano. Giacobelli ainda realizará um encontro exclusivo com autores do segmento YA da HarperCollins, além de apresentar seu trabalho para outros setores da Amazon Brasil, como: Prime Video, Amazon Studios e Amazon Music.
Além disso, os cinco finalistas, incluindo a vencedora, terão os audiolivros de suas obras produzidos e disponibilizados pela Audible, serviço de audiolivros da Amazon, possibilitando que as suas histórias alcancem e emocionem um público ainda maior.
Além da obra vencedora, todos os livros finalistas do 1º Prêmio Amazon de Literatura Jovem estão disponíveis na Loja Kindle e no Kindle Unlimited. Os e-books Kindle podem ser comprados e lidos com os aplicativos Kindle gratuitos para tablets e smartphones Android e iOS, computadores, bem como e-readers Kindle.