Ranking GPTW-PublishNews Mercado Editorial será revelado em evento no dia 13 de junho
PublishNews, Redação, 24/05/2024
Com patrocínio de CBL, Abrelivros e SNEL, e apoio da SP Leituras, encontro na Biblioteca Parque Villa-Lobos (SP) vai refletir sobre gestão de pessoas e reconhecer oito empresas; iniciativa é inédita no setor

O Great Place to Work e o PublishNews vão realizar em 13 de junho de 2024 uma cerimônia para revelar as empresas reconhecidas pelo ranking “Melhores Empresas Para Trabalhar no Mercado Editorial”. Será a coroação de um processo iniciado em meados do ano passado, quando a consultoria global e o portal de notícias se uniram a fim de mapear, de maneira inédita, organizações do setor do livro. Ao longo de meses, as interessadas na lista – e na prática “pessoas no centro dos negócios” – passaram por várias etapas, da inscrição à certificação, tendo sido avaliadas pelos próprios colaboradores.

Nesta primeira edição, o ranking vai premiar oito empresas diferentes, de diferentes portes. O encontro, na Biblioteca Parque Villa-Lobos (Av. Queiroz Filho, 1205, Alto de Pinheiros – São Paulo / SP), contará com palestras e debates sobre gestão de pessoas, e coquetel. Mais detalhes da programação serão divulgados em breve.

Restrito a convidados – os convites já começaram a ser enviados –, o evento tem patrocínio da CBL (Câmara Brasileira do Livro), da Abrelivros (Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais) e do SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros); e tem o apoio da SP Leituras (Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura), que administra a Biblioteca Parque Villa-Lobos, entre outros equipamentos e projetos, para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

Biblioteca Parque Villa-Lobos vai receber evento do GPTW e PublishNews | © Equipe SP Leituras
Biblioteca Parque Villa-Lobos vai receber evento do GPTW e PublishNews | © Equipe SP Leituras
“Nós, do GPTW, temos como missão construir uma sociedade melhor, transformando cada organização em um excelente lugar para trabalhar para todo mundo”, diz a CPM (Chief of Projects and Methodology) do GPTW Brasil, Marina Sobral. “Há mais de 30 anos desenvolvemos uma metodologia que nos permite fazer essa avaliação e identificar em que ponto determinada empresa pode ser melhor para ser excelente. Nesse tempo nós comprovamos como as empresas que se aproximavam disso acabavam melhorando desde resultados financeiros até a satisfação dos clientes. Estabelecer essa parceria com o mercado editorial é um marco para nós, por ser este um segmento tão relevante para os negócios, para as pessoas e para a sociedade prosperar.”

“Um ranking com as melhores empresas para trabalhar no mercado editorial brasileiro não apenas destaca organizações que valorizam a cultura e o bem-estar dos colaboradores, mas também incentiva, de modo geral, um ambiente de trabalho mais dinâmico e inovador, em que a criatividade e o comprometimento são cultivados. Essa iniciativa pode ajudar a transformar positivamente o setor, atraindo e desenvolvendo talentos empenhados em impulsionar a literatura e a educação no Brasil”, avalia Lu Magalhães, sócia do PublishNews.

O diretor-executivo da SP Leituras – organização social que, além da Biblioteca Parque Villa-Lobos, administra outras instituições públicas do Estado –, Pierre André Ruprecht, reafirma o compromisso das bibliotecas com a cadeia do livro: “Vemos nessas parcerias, como agora com o PublishNews, oportunidades para ampliar os laços entre bibliotecas, editores e toda a chamada cadeia produtiva do livro, para enxergarmos as convergências e complementaridades em torno do fomento à leitura, da formação e sustentação da atividade leitora no país.”

Primeira edição, e já de olhos nas próximas

Nesta edição, um total de 21 empresas participaram do processo de avaliação. Para se qualificarem para a lista, precisavam ter no mínimo 30 funcionários, CNPJ registrado no Brasil no setor editorial e CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) voltado ao trabalho com livros. Entre essas organizações – todas então certificadas pelo GPTW –, oito foram reconhecidas pela consultoria global como as melhores, sendo quatro de pequeno porte, e quatro de médio e grande.

Após a entrega dos prêmios no dia 13 de junho, GPTW e PublishNews vão iniciar as conversas e os preparativos para uma segunda edição, que espera atrair um número significativamente maior de empresas. “Não tenho dúvida de que já temos as condições para que se vislumbre uma segunda edição. Da sementinha plantada lá atrás vieram frutos, como mais conversas a respeito de gestão de pessoas e recursos humanos, uma movimentação no mercado, agora um evento com executivos responsáveis por liderar equipes… Esse movimento é um aprendizado para todos e uma chance real de evoluirmos como pessoas e profissionais do livro”, diz Ricardo Arcon, diretor-executivo do PN.

O ranking

O PN e o GPTW – consultoria global que trabalha com a missão de construir uma sociedade melhor transformando cada organização em um “Great Place To Work for All” – criaram o ranking As Melhores Empresas Para Trabalhar – Mercado Editorial em agosto de 2023.

A Lista de Mercado Editorial GPTW-PublishNews tem como objetivo fomentar o setor, contribuindo com o crescimento dos negócios, alinhado ao propósito de "Pessoas no Centro" dos negócios, e incentivando que essas empresas tornem seus ambientes de trabalho ótimos lugares para todas as pessoas.

Um Great Place To Work® estabelece uma cultura na qual as pessoas confiam na liderança, gostam das pessoas com quem trabalham e têm orgulho do que fazem.

Clique aqui para ver outras perguntas e respostas.

[24/05/2024 11:50:00]