Até o momento, a Bookwire atende mais de 1,4 mil marcas editoriais na Espanha e América Latina, distribuindo um total de 174 mil títulos, incluindo 160 mil e-books e 14 mil audiolivros. Até 2024, espera-se que o mercado total de e-books em língua espanhola alcance 210 mil títulos, e 22 mil audiolivros. Esses números destacam o crescimento dinâmico e a crescente importância das publicações digitais no mundo hispânico.
Entre os e-books, o crescimento da receita em 2023 foi de 8,6%.
O Relatório também apontou alguns fatores-chave para o mercado digital em língua espanhola. Entre os principais motores para o crescimento, estão o investimento público espanhol em bibliotecas digitais, o aumento nas vendas unitárias e a leve subida nos preços. E-books de ficção são os mais vendidos em todos os mercados, especialmente na Espanha, onde eles representam 75% das vendas. A previsão é de que o gênero vai continuar a ganhar marketshare em todas as regiões.
O mercado de audiolivros cresceu 45,7% em 2023, depois de ter registrado aumento de 52,8% em 2022 – o crescimento de dois dígitos também deve se manter nos próximos anos, especialmente com a consolidação dos modelos de assinatura, como do Spotify.
- Novas regras do jogo
Algumas das principais plataformas (Audible, Spotify), que até agora não estavam participando desse modelo de negócio, lançaram modelos híbridos ou com assinaturas limitadas para acomodar mais catálogos de audiolivros.
- Principal oportunidade de crescimento: EUA
A variedade e o alcance dos principais grupos editoriais, bem como o lançamento de modelos híbridos e de assinatura limitada, tornaram o mercado dos EUA o mais promissor em termos de crescimento de receita de audiolivros em espanhol.
- Spotify e o audiolivro
A principal plataforma de streaming criou um plano de assinatura limitado por hora em cinco países de língua inglesa e chegou a um acordo com a PRH para dar aos seus usuários acesso a alguns de seus audiolivros.
- Independentes se lançam no áudio
Em 2023, algumas editoras pequenas e médias consolidaram seus catálogos de áudio (Anagrama) e outras (Libros del Asteroide, De Conatus, Almadía, Obelisco, Trotalibros, Sirio, etc.) lançaram este formato.
- Obras narrativas literárias em áudio
No último ano, produções de Almadía, De Conatus, Blatt & Ríos, Gedisa, Fondo de Cultura Económica do México alcançaram mais leitores que colocam a qualidade do texto e da produção em primeiro lugar ao escolherem seu próximo audiolivro.
- A chave para o sucesso: lançamento simultâneo
O lançamento do livro impresso e do digital no mesmo dia vê um crescimento de receita em todos os três formatos: impresso, e-book e audiolivro.
- O mercado precisa de um impulso
A indústria editorial está aguardando a materialização de programas de financiamento público para garantir uma variedade de conteúdo, especialmente aqueles envolvendo altos custos em um mercado que ainda não amadureceu completamente.
- O que acontecerá com a tecnologia TTS?
Cada vez mais players e softwares focados em Text-to-Speech estão surgindo, oferecendo padrões de alta qualidade. No entanto, as principais plataformas de áudio mostram resistência em adotar essa tecnologia e nenhuma mudança está à vista em curto prazo, dificultando o crescimento desse formato de produção.
- O off-platform está aqui
As editoras estão recuperando os direitos licenciados para produções de audiolivros e, em muitos casos, estão distribuindo os arquivos em vários canais, em vez de limitá-los a uma única plataforma. Isso lhes garante uma nova vida comercial, maior lucratividade e, diante da iminente chegada do Spotify aos mercados de língua espanhola, elas mantêm o controle total de seu catálogo para negociar com a plataforma.
Mariana Feged, gerente geral para os mercados espanhóis na Bookwire, expressou seu entusiasmo sobre os desenvolvimentos: "Estamos muito felizes em ver o crescimento saudável do mercado de livros digitais no mundo de língua espanhola. É especialmente encorajador que as vendas de audiolivros continuem crescendo a taxas tão altas ano após ano. A Bookwire se orgulha de ser a parceira estratégica para as editoras aproveitarem essa oportunidade".
É possível ver o estudo na íntegra aqui: https://www.bookwire.net/spani...