A 8ª Feira Literária de Bonito vai ocorrer de 3 a 6 de julho de 2024, com o tema "Literatura: Fronteiras e Travessias", em Bonito (MS). O evento anual, que vem se consolidando como um marco cultural da região, tem como objetivo promover a literatura em suas diversas formas, além de estimular o debate e a reflexão sobre questões que permeiam as fronteiras literárias e as travessias culturais.
Neste ano, três grandes nomes da literatura brasileira serão homenageados: Hélio Serejo, escritor nascido em Nioaque (MS), Graciliano Ramos, cujas obras são representativas das diferentes nuances culturais do país, e Aglay Trindade, autora de Morro azul (Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul), uma obra significativa na literatura sul-mato-grossense. Além disso, o evento terá a presença de renomados autores como Jeferson Tenório, Bráulio Bessa, Kaká Werá, Douglas Diegues, Janaina Tokitaka, Socorro Acioly, Geovani Martins e Jô Freitas, entre outros, que participarão de palestras, mesas-redondas e sessões de autógrafos.
Ao longo de suas edições, a Feira Literária de Bonito tem se dedicado a valorizar tanto os escritores clássicos quanto os contemporâneos, oferecendo uma programação diversificada que inclui palestras, debates, oficinas, apresentações teatrais, contação de histórias, entre outras atividades.
O projeto da Feira Literária de Bonito (FLIB) tem se desenvolvido desde 2015, contando com o apoio da Prefeitura de Bonito, por meio das Secretarias de Educação, de Cultura e de Turismo. A participação de professores e alunos de todas as séries, desde as iniciais, até o ensino médio, tem sido o grande diferencial da Feira, que se afirma também como projeto educacional, voltado para a formação de leitores para a literatura, além da evidente proposta de trocas culturais, assentada no tripé autor, livro, leitor.