Publicidade
Academia Paulista de Letras debate censura e literatura infantojuvenil
PublishNews, Redação, 06/05/2024
Ana Maria Machado, Pedro Bandeira, Ilan Brenman, Ruth Rocha, Marisa Lajolo, José Carlos Sebe e Mauricio de Sousa estão entre os participantes; evento é gratuito 

Academia Paulista de Letras propõe debate sobre censura e literatura infantojuvenil | © Divulgação Editora Unesp
Academia Paulista de Letras propõe debate sobre censura e literatura infantojuvenil | © Divulgação Editora Unesp
A censura tem sido um dos grandes temas dentro do debate na literatura em 2024, e tem impactado também a literatura infantojuvenil. Obras clássicas como as do autor britânico Roald Dahl e o Chapeuzinho vermelho passaram a ser temas de discussões sobre adaptações, modificações e impedimentos de publicações. No Brasil, a obra de Monteiro Lobato vem sendo colocada em debate. Segundo a Academia Paulista de Letras, a tendência de fazer literatura politicamente correta e avaliar as obras a partir de critérios morais vem crescendo no Brasil. A partir disso, a instituição propõe o debate Censura e literatura infantojuvenil, a ser realizado na próxima quinta-feira (09), das 9h às 17h, na sede da Academia (Largo do Arouche, 312 – São Paulo / SP).

Ana Maria Machado, Pedro Bandeira, Ilan Brenman, Ruth Rocha, Marisa Lajolo, José Carlos Sebe e Mauricio de Sousa estão entre os participantes. Dentre os mediadores, nomes estão nomes como Mary Del Priore, José Renato Nalini e Gabriel Chalita. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados.

Confira a programação:

Quinta-feira, 9 de maio de 2024, das 9h às 17h

  • Abertura com o presidente da Academia Paulista de Letras, Antonio Penteado Mendonça.
  • Palestra com a escritora e membro da Academia Brasileira de Letras, Ana Maria Machado: “A importância do professor leitor”.
  • Palestra com os professores Marisa Lajolo e José Carlos Sebe: “Lobato para crianças: censura, apagamento, cancelamento e rasura”. Mediação José Renato Nalini.
  • Palestra com os escritores Pedro Bandeira e Ilan Brenman: “A censura e a literatura infantojuvenil”. Mediação Mary Del Priore.
  • Homenagem aos escritores e membros da Academia Paulista de Letras, Ruth Rocha e Mauricio de Sousa: “O prazer de ler nossa literatura infantojuvenil”. Mediação Gabriel Chalita.

SERVIÇO

  • Debate Censura e literatura infantojuvenil
  • Local: Academia Paulista de Letras (Largo do Arouche, 312 – São Paulo / SP)
  • Data: 9 de maio
  • Horário: 9h às 17h
  • Vagas limitadas
  • Inscrições gratuitas pelo e-mail: secretaria@academiapaulistadeletras.org.br
[06/05/2024 10:00:00]
Matérias relacionadas
Em sua coluna, Henrique Rodrigues apresenta sugestões de ações práticas contra o cerceamento à literatura
Neste episódio, fizemos uma linha do tempo dos acontecimentos sobre o livro 'O avesso da pele' e abordamos duas facetas do caso
Livro póstumo do autor colombiano estreia na relação, e 'O avesso da pele' volta à Lista após tentativas de censura
Leia também
Atividade é voltada para alunos com idades entre 10 e 11 anos
Escritor vai compartilhar suas inspirações literárias e interagir com o público participante
Festa Literária Internacional de Paraty será celebrada de 9 a 13 de outubro, na chamada de semana do "saco cheio", adotada por algumas instituições de ensino pelo Brasil