
Com a presença de diversos dignitários do emirado, incluindo Sheikha Bodour Al Qasimi, presidente da SBA, e Ahmed Al Qasimi, Vice-chefe governante de Sharjah, a abertura oficial do evento contou com uma breve apresentação musical e marcou também o início da Conferência de Animação.
O Festival de Leitura Infantil terá a presença de 186 editoras árabes e estrangeiras de 20 países, que irão acolher mais de 1,5 mil atividades culturais, artísticas e de entretenimento educativo lideradas por 265 convidados de 25 países, incluindo escritores, artistas e editores proeminentes e ilustradores.
Diferentemente da Feira do Livro de Sharjah, que ocorre em novembro, o Festival organiza os halls do Expo Centre Sharjah de uma maneira diferente. Com menos estandes, o local acolhe diferentes espaços temáticos focados em temas específicos como educação física, escola de talentos, fórum de criatividade, moda e tendências, lounge da leitura e muitos outros.
O objetivo é entreter as crianças em cada um desses espaços oferecendo programações temáticas e que, claro, envolvam livros, literatura e leitura. Esta edição do festival enfatiza a leitura como ferramenta fundamental para moldar um futuro melhor para as crianças e nutrir uma geração que valoriza o seu potencial transformador e de desenvolvimento na sociedade.
Durante a visita, o governante de Sharjah entregou homenagens aos vencedores do Prêmio do Festival de Leitura Infantil e do Prêmio de Ilustração de Livro Infantil.

Além disso, o governante reconheceu os vencedores do Prêmio do Livro Infantil de Sharjah em várias categorias, cada prêmio é avaliado em AED 20 mil (aproximadamente R$ 28,2 mil). Entre eles, a autora Maitha Al Khayyat, dos Emirados Árabes Unidos, conquistou o prêmio por seu livro Vou caçar meu café da manhã (em tradução livre), ilustrado por Gustavo Aimar e publicado pelo Grupo Kalimat.
Confira algumas fotos do Expo Center Sharjah preparado para o Festival de Leitura Infantil:





*A repórter viajou a convite da Sharjah Book Autorithy.