Telaranha Livraria & Café abre as portas no centro de Curitiba
PublishNews, Redação, 10/04/2024
Idealizada por Bárbara Tanaka e Guilherme Conde Moura Pereira, a livraria focará em obras independentes e títulos mais difíceis de se encontrar em Curitiba; inauguração ocorre neste sábado (13/04)

O centro de Curitiba (PR) vai ganhar uma nova livraria de rua. Neste sábado (13), a Telaranha Livraria & Café abre as portas para o público em um casarão recém-restaurado na esquina das ruas Ébano Pereira e Saldanha Marinho.

O catálogo da livraria conta com obras de editoras de todo o país, incluindo um rol de publicações independentes, livros infantis, itens de papelaria e presentes. O espaço busca proporcionar uma experiência singular aos clientes e, a partir de maio, estará com a agenda aberta para eventos literários e lançamentos de livros.

Em 2022, os sócios Bárbara Tanaka e Guilherme Conde Moura Pereira fundaram o selo Telaranha Edições, que vem publicando obras de literatura, artes e humanidades, de autores como Assionara Souza, Leonardo Marona e Julia Raiz. “A livraria é a concretização de um desejo antigo, partilhar do trabalho com livros com outras pessoas”, afirma Bárbara.

A expansão do projeto é movida pelo mesmo princípio: a invenção. As seções de livros não seguem as classificações tradicionais de gênero ou autoria, mas convidam a diferentes percursos de leitura — “Retratos” reúne obras biográficas e de memória; “Abya yala” (da língua indígena kuna, que significa “terra viva”) compreende livros que falam sobre território, história das Américas e meio ambiente.

O foco do acervo serão obras independentes e títulos mais difíceis de se encontrar em Curitiba, nas áreas de literatura, filosofia e artes visuais. Ambientando o espaço haverá cartazes de artistas selecionados e espaço infantil. “Somos moradores do Centro e sempre pensávamos abrir algo na região. Achávamos que faltava um bom lugar por aqui com obras mais especializadas, um lugar pra se ler e tomar um cafezinho”, disse Bárbara ao jornal O centro de Cutitiba.

Além disso, um dos diferenciais da Telaranha é o fato de estar em contato direto com a rua e ter um café — uma das paixões do curitibano — integrado ao ambiente, com doces de inspiração asiática. Já o cardápio de cafés especiais tem consultoria da barista e criadora de conteúdo Amanda Albuquerque.

O plano para os próximos meses é abrir uma cozinha no subsolo da casa histórica. Quem ocupará o espaço será a mãe de Bárbara, dona Regina, especialista em culinária japonesa artesanal e proprietária do Gyoza Queen (@gyoza_queen).

O projeto é assinado por Ana Flavia Bassani, do escritório Cotí Arquitetura.

Serviço:
Telaranha Livraria & Café
Inauguração: 13 de abril de 2024 (sábado)
Horário: das 9h às 18h
Endereço: Rua Ébano Pereira, 269 – Centro – Curitiba, PR – 80410-240
E-mail: contato@livrariatelaranha.com.br
Redes sociais: @livraria.telaranha

[10/04/2024 10:00:00]