Mais de 40 editoras brasileiras estão na 61ª Feira do Livro Infantil de Bolonha
PublishNews, Redação, 08/04/2024
Esta edição marca também a admissão da BCBF como Membro Patrono da Associação Internacional de Editores (IPA)

Foi dada a largada para a Feira do Livro Infantil de Bolonha 2024 | © BCBF
Foi dada a largada para a Feira do Livro Infantil de Bolonha 2024 | © BCBF
A 61ª edição da Feira do Livro Infantil de Bolonha (BCBF) começou nesta segunda-feira (8) na BolognaFiere e vai até quinta (11), juntamente com seus eventos BolognaBookPlus (BBPlus), a extensão dedicada à publicação geral produzida em colaboração com a Associação Italiana de Editores (AIE), e Bologna Licensing Trade Fair/Kids (BLTF/K), especificamente para marcas e licenciamento de conteúdo para crianças e jovens.

Após a edição festiva de 2023, celebrando 60 anos da BCBF, os pavilhões do Centro de Exposições BolognaFiere hospedam uma nova edição este ano, com aproximadamente 1.500 expositores de cerca de 100 países e regiões do mundo. 23 editoras brasileiras fazem parte da missão do Brazilian Publishers e outras 19 estão no estande do Instituto Emília.

Novos participantes incluem Angola, Bielorrússia, Benin, Bolívia, Camarões, Colômbia, Luxemburgo, Maurício, Principado de Mônaco, Moldávia, Paraguai, Filipinas, Togo e Uganda, juntamente com novas iniciativas que oferecem análises detalhadas e suporte para a indústria editorial global, possibilitadas graças ao apoio da ITA - Agência de Comércio da Itália e do Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional (MAECI).

Esta edição marca também a admissão da Feira do Livro Infantil de Bolonha como Membro Patrono da Associação Internacional de Editores (IPA), a maior federação mundial de associações de editores nacionais, regionais e especializadas.

Em nota, a diretora da Feira, Elena Pasoli, afirma que tornar-se membro patrono da IPA representa um importante reconhecimento do trabalho realizado há mais de sessenta anos. "Um fato que é, antes de tudo, um diálogo valioso e um debate, ao lado do compartilhamento de princípios fundamentais relacionados à proteção de direitos autorais e à liberdade de publicação. Como uma feira do livro – em todo o espectro da publicação comercial – fazer parte da IPA será um estímulo adicional para nós colaborarmos e participarmos ativamente e construtivamente no debate em torno dos grandes desafios enfrentados pela indústria editorial em um momento histórico tão complexo quanto este".

País convidado de honra

Para a edição de 2024, a Eslovênia é o País Convidado de Honra, uma oportunidade para editores de todo o mundo experimentarem a rica cena editorial do país, promovida na feira através da exposição "E então o que acontece?", que apresenta as obras de 59 ilustradores eslovenos contemporâneos, além de painéis de discussão, bem como atividades na cidade para o público em geral.

Temas e convidados

Autores e ilustradores esperados na Feira de Bolonha incluem: Ximo Abadia, Emma Adbåge, Beatrice Alemagna, Mac Barnett, Anne Brouillard, Nadine Brun-Cosme, Davide Calì, Nat Cardozo, Kitty Crowther, Max de Radiguès, Julia Donaldson, Linde Faas, GUD, Ulrich Hub, Jenny Jägerfeld, Oliver Jeffers, Aviaq Johnston, Joëlle Jolivet, Benjamin Lacombe, Philippe Lechermeier, Leonard Marcus, Lorenzo Mattotti, Bart Moeyaert, Jérémie Moreau, Roger Olmos, Neil Packer, Lincoln Peirce, Victor D.O. Santos, Lola Shoneyin, Axel Scheffler, Olivier Tallec, Øyvind Torseter, Hervé Tullet, Paloma Valdivia e Edward van De Vendel, Cao WenXuan.

Entre os temas em destaque nas sessões da Feira e debates, a sustentabilidade desempenha um papel proeminente como questão-chave para a indústria editorial global. Sobre esse tema, os livros também moldam a visão de mundo dos cidadãos de amanhã.

Em colaboração com as Nações Unidas e a Associação Internacional de Editores (IPA), um programa de discussões em painel explora o tema em profundidade. Também é dado espaço para mercados estrangeiros: desde a Eslovênia mencionada até a China, um país com o qual a BCBF construiu uma sólida relação baseada em colaboração ao longo de vários anos, também como co-organizador da Feira Internacional de Livros Infantis de Xangai (CCBF). O foco na África também continua em paralelo com encontros que visam reunir a experiência dos editores que expõem na BCBF com a publicação emergente e multifacetada deste continente rico. A devida atenção também é dada às culturas das minorias indígenas e à representação na publicação "mainstream" de autores e temas ligados às histórias afro-americanas e afro-latino-americanas.

Os desafios que a inteligência artificial impõe à publicação serão discutidos em um programa de painéis com convidados internacionais de diversos backgrounds profissionais, que debatem abordagens, visões e possíveis cenários.

O foco em um dos setores mais interessantes da indústria editorial contemporânea, e aquele que mais está se expandindo, também continua: os quadrinhos mais uma vez desempenham um papel de destaque na BCBF este ano, com editores internacionais reunidos no Comics Corner e discussões em painel examinando as experiências de países individuais com tradições mais ou menos consolidadas, bem como a nova tendência de quadrinhos para crianças muito pequenas.

Colaboração com a ONU

Uma novidade para 2024 é a importante colaboração com as Nações Unidas, que levou à criação (também em colaboração com a IPA) de iniciativas compartilhadas sobre sustentabilidade e os direitos das crianças: a discussão em painel "Ler por um Planeta Saudável: Livros Infantis Inspiradores para Ajudar a Alcançar um Futuro Sustentável" e a mesa-redonda "Mar de Histórias: A Ciência, História e Importância Cultural do Mar na Literatura Infantil", a exposição "Ler por um Planeta Saudável: Livros Infantis Inspiradores para Ajudar a Alcançar um Futuro Sustentável", mostrando os melhores títulos sobre questões de sustentabilidade, e "Leitura da Declaração Universal dos Direitos Humanos" (9 de abril, Café dos Ilustradores, 16h no horário local), uma leitura coletiva da DUDH com a participação de autores e ilustradores de todo o mundo, cada um lendo em seu próprio idioma.

Esta edição marca a inclusão da Feira como Membro Patrono da Associação Internacional de Editores (IPA) | © BCBF
Esta edição marca a inclusão da Feira como Membro Patrono da Associação Internacional de Editores (IPA) | © BCBF

Foco na África

O foco da BCBF nos mercados editoriais emergentes é uma jornada que começou há algum tempo. Retornando em 2024 para sua terceira edição está o Spotlight on Africa, o programa desenvolvido com o apoio da ITA - Agência de Comércio da Itália e do Ministério Italiano das Relações Exteriores e Cooperação Internacional, oferecendo um espaço de destaque para cerca de 30 editores africanos de 15 países do continente em uma área de exposição dedicada dentro da BCBF. Um programa de matchmaking envolvendo editores africanos, italianos e internacionais foi agendado, juntamente com oportunidades de networking e seminários sobre questões-chave da indústria editorial realizados por profissionais internacionais do setor editorial.

Além da extensa programação de eventos, e graças à colaboração entre BCBF, Aké Arts and Book Festival e Mimaster Illustrazione, está previsto o lançamento de um curso de ilustração online para ilustradores africanos. Uma parte integrante do programa do curso será um Concurso para Ilustradores Africanos que servirá de base para uma exposição de ilustração africana na BCBF 2025.

Centro de direitos audiovisuais e outros espaços

Por pelo menos 20 anos, os visitantes da BCBF incluíram regularmente produtores e profissionais do mundo da TV e do cinema "à caça" de novas histórias e personagens para transformar em produções audiovisuais. A partir desta edição, a BCBF oferece aos profissionais desses setores o novo Centro de Direitos de TV/Filme, uma área de negócios criada como parte do BLTF/K com a colaboração do Book on a Tree, para receber produtores audiovisuais e TV, incentivando oportunidades de networking com o mundo editorial para estimular mais projetos de livro para a tela.

Este espaço complementa o Rights Centre, que este ano tem um layout completamente renovado. A partir da edição do ano passado, o Rights Centre está aberto não apenas a profissionais de direitos de publicação envolvidos no setor infantil, mas também àqueles ativos no setor adulto, bem como a editores que expõem na BCBF e no BBPlus, servindo assim como local prioritário para o comércio de direitos autorais para conteúdo infantil.

Com o amplo escopo das tendências editoriais, combinado com a crescente dimensão internacional da BCBF - a cada ano chegam editores de mais e mais países ao redor do mundo - a feira propõe inúmeras áreas especializadas que reúnem profissionais do mesmo setor ou área geográfica específica, ou aqueles interessados em aprofundar o conhecimento sobre os mesmos tópicos: o Comics Corner, a área de exposição dedicada a editores de quadrinhos e graphic novels, um dos segmentos de crescimento mais rápido do setor editorial; o Translators Centre, um espaço específico para tradutores ou aqueles que pretendem se especializar na tradução de literatura infantil, e um local para encontros, seminários e colaborações importantes; o Audio HQ, um espaço dedicado ao áudio como parte do BBPlus; PublisHer, uma iniciativa criada em 2019 por Bodour Al Qasimi (fundadora e CEO do Grupo Kalimat, Emirados Árabes Unidos) para capacitar mulheres na publicação e abordar o desequilíbrio de gênero contínuo na indústria, que na BCBF 2024 realiza uma série de reuniões, bem como prêmios especiais e oportunidades de networking. Mas também a Livraria Internacional e o Café dos Amantes de Livros, uma área especificamente para encontros sobre os últimos desenvolvimentos na publicação, que este ano foi expandida e localizada na galeria elevada cênica entre o Pavilhão 25 e o Pavilhão 26.

Prêmios

Uma vitrine para o melhor da publicação mundial, a BCBF influencia e orienta tendências do setor por meio de seus prêmios agora bem estabelecidos: o BOP - Prêmio Bologna para os Melhores Editores Infantis do Ano reconhece os melhores editores em cada área do mundo; os Prêmios BolognaRagazzi para livros são divididos em várias categorias, incluindo a categoria especial de 2024, O Mar, além da nova categoria permanente Toddler; o Prêmio BolognaRagazzi CrossMedia reconhece projetos editoriais que foram transpostos com sucesso para outros meios.

Este ano, os prêmios também apresentam o prêmio especial O Prêmio Extraordinário para um Livro Extraordinário, concedido a Bambini nascosti de Franco Matticchio, publicado pela Vànvere Edizioni. O livro venceu pela "sua capacidade de retratar um retrato lúcido e magistral da invisibilidade da infância, um tributo poético e desencantado a todas as crianças desaparecidas, escondidas e perdidas de todos os tempos".

Apresentando novamente na Feira está o anúncio do Prêmio Strega Ragazze e Ragazzi para o Melhor Livro Ilustrado. Há também oportunidades para aqueles selecionados para a Exposição de Ilustradores com o Prêmio ARS IN FABULA - Grant e o Prêmio Internacional de Ilustração da Feira do Livro Infantil de Bolonha - Fundación SM.

Os prêmios BolognaBookPlus: Talking Pictures, para os melhores livros visuais da Ucrânia; o Prêmio Indie Authors Book Jacket, com o objetivo de dar visibilidade às melhores capas de autores independentes; e os Prêmios de Licenciamento de Bolonha, prêmios para licenciadores/agências, licenciados e varejistas relacionados ao desenvolvimento de propriedade intelectual e marcas durante 2023. A edição de 2024 da BCBF apresenta a introdução da nova categoria Melhor Projeto Sustentável Licenciado.

Finalmente, o PublisHer está lançando os novos Prêmios de Excelência PublisHer para reconhecer profissionais femininas da publicação que fizeram diferença na indústria. Mas a BCBF também oferece seu palco mundial para a apresentação de prêmios importantes do setor: o Prêmio Memorial Astrid Lindgren, o Prêmio Hans Christian Andersen e os Prêmios de Promoção da Leitura da IBBY são anunciados durante a feira.

Exposições

Ao lado da Exposição de Ilustradores já tradicional, há exposições individuais para Paloma Valdivia, Inês Oliveira e Andrea Antinori (respectivamente, os ilustradores da capa do Anuário de Ilustradores 2024, da Identidade Visual 2024 da Feira e vencedor do Prêmio Internacional de Ilustração da Feira do Livro Infantil de Bolonha - Fundación SM) e Mauro Evangelista.

A 61ª edição da BCBF é a primeira a hospedar uma exposição de grande envergadura dedicada a uma das ilustradoras mais interessantes e originais dos últimos anos, Anne Brouillard (1967), representante de uma geração de artistas contemporâneos que são ao mesmo tempo autores e ilustradores.

Uma novidade é a primeira edição da exposição Excelência Chinesa em Ilustração Infantil, que traz o melhor da ilustração chinesa para a atenção do mundo editorial reunido na BCBF; pela primeira vez, o Prêmio Original Art, apresentado pela Sociedade de Ilustradores de Nova York, é apresentado com a exposição The Original Art. Celebrando a Bela Arte da Ilustração de Livros Infantis; a coleção dos melhores projetos editoriais indicados para o BRAW, O Incrível Prateleira de Livros do BRAW; Leitura por um Planeta Saudável: Livros Infantis Inspiradores para Ajudar a Alcançar um Futuro Sustentável, uma seleção de livros sobre o tema da sustentabilidade, para chamar a atenção para esta questão crucial em colaboração com as Nações Unidas e a Associação Internacional de Editores; Quando Tudo Importa, uma homenagem à ilustração ucraniana, em colaboração com Pictoric e o Festival Internacional do Livro Arsenal; o estabelecido Concurso de Livros Silenciosos - Prêmio Gianni De Conno, terminando com a exposição do BolognaBookPlus Jackets Off, dedicada às diferentes interpretações da capa de Guerra e Paz que foram publicadas ao redor do mundo.

BolognaBookPlus

O BBPlus, a área dedicada à publicação geral, está de volta pelo quarto ano consecutivo com mais de 50 expositores de 19 países e regiões, exposições de design de livros, prêmios e uma ampla gama de cursos de formação para profissionais, que vão desde a autopublicação até a venda de direitos, da representação à busca de autores. Também retornam as iniciativas de Autor Embaixador – cujo convidado deste ano é o autor Neil Packer – bem como um foco especial em projetos editoriais transmídia.

Educação

A Feira do Livro Infantil de Bolonha é também um centro de excelência em educação e formação, hospedando uma série de atividades para profissionais em formação, desde a tradução até o design de livros, incluindo encontros e discussões com ilustradores e autores de renome.

Enfim, a BCBF é um marco internacional no mundo do livro, um local de encontro e intercâmbio para profissionais da indústria editorial, autores e ilustradores, um terreno fértil para novas ideias e uma ocasião única para celebrar o amor pelos livros.

Fiel à sua missão original, BCBF continua a ser um palco de encontro entre o imaginário das crianças e as palavras e imagens criadas por autores e ilustradores, e para a troca de experiências e reflexões sobre os desafios do presente e as oportunidades do futuro para a publicação de livros infantis.

[08/04/2024 09:50:00]