Prêmio Catavento recebe inscrições de livrarias e livreiros até o dia 17 de abril
PublishNews, Redação, 02/04/2024
Categoria do Prêmio PublishNews pretende reconhecer projetos e profissionais que trouxeram boas ideias para vender livros e desenvolveram projetos inovadores dentro desses espaços

O Prêmio PublishNews, em parceria com a Catavento Distribuidora, anuncia a segunda edição do Prêmio Catavento, categoria do Prêmio PN que pretende prestigiar um dos elos mais importantes da cadeia do livro: as livrarias. Livrarias e livreiros podem se inscrever até o dia 17 de abril.

A ideia é reconhecer e divulgar projetos e profissionais que encontraram maneiras de manter as livrarias crescendo, trouxeram novas ideias para vender livros e desenvolveram projetos inovadores dentro desses espaços, contribuindo também para o incentivo à leitura no país. Para isso, o Prêmio Catavento é dividido em duas categorias: Livraria Destaque e Livreiro do Ano. Os interessados já podem realizar as inscrições (veja como abaixo).

Para colocar o prêmio no ar, a Catavento conta com a parceria da Bookinfo, Konekta e Literárius.

A cerimônia da 8ª edição do Prêmio PublishNews será no dia 8 de maio de 2024, uma quarta-feira, no Goethe-Institut São Paulo (Rua Lisboa, 974), a partir das 18h30.

Inscrições

Para a categoria Livraria Destaque é preciso que a livraria tenha mais de um ano de existência. Na inscrição, também é necessário enviar um breve argumento explicando o que torna a livraria diferente das outras e apresentar qualquer projeto inovador ou de incentivo à leitura que a loja tenha colocado em prática nos últimos meses. Para se inscrever é necessário preencher este formulário.

Também serão levados em conta pontos como presença nas redes sociais, bibliodiversidade da livraria (quantidade de Skus, metragem, quantidade de editoras), além de outros critérios de gestão.

A livraria vencedora ganhará uma cota de R$ 5 mil em livros bonificados de diversas editoras.

Já a categoria Livreiro do Ano tem o objetivo de dar protagonismo a esse profissional que movimenta a cadeia do livro na ponta. Os inscritos devem ter mais de um ano de experiência como livreiro e, no ato da inscrição, indicar contatos de referência, cases e histórico profissional, além de canais profissionais sobre o livro, caso possua. A inscrição deve ser feita neste formulário até 17 de abril e pode ser feita por terceiros.

Os finalistas de ambas as categorias serão divulgados no dia 24 de abril e até a cerimônia do Prêmio PN, no dia 8 de maio, deverão conseguir votos para garantir a vitória. O vencedor ganhará um curso da Casa Educação e brindes das editoras.

Cronograma

  • Inscrições: até o dia 17 de abril de 2024. Formulário para livrarias aqui. Formulário para livreiros aqui.
  • Divulgação dos finalistas e abertura da votação para o público: 24 de abril de 2024.
  • Anúncio dos vencedores: 8 de maio de 2024, na cerimônia do 8º Prêmio PublishNews.

Apoiadores

A Literárius desenvolve sistemas operacionais completos para otimizar a gestão de livrarias e editoras. https://www.literarius.com.br/

A Bookinfo é responsável por apurar e compartilhar os dados de venda de livros, fornecendo relatórios de vendas para todo o mercado, além de alimentar as principais listas de mais vendidos do mercado: Veja e PublishNews. https://bookinfo.com.br/

Já a Konekta é uma startup que desenvolve e-commerce e outras soluções de vendas de livros online para livrarias, editoras e autores. https://konekta.com.br/

Mais do que uma distribuidora, a Catavento é uma plataforma de soluções para o mercado editorial, que une diversos agentes desse ecossistema em busca de soluções para o livro chegar a cada vez mais leitores. https://www.cataventobr.com.br...

O Prêmio PublishNews

O Prêmio PublishNews chega em 2024 à sua 8ª edição e já tem data marcada: dia 8 de maio de 2024, uma quarta-feira, no Goethe-Institut São Paulo (Rua Lisboa, 974), a partir das 18h30. A cerimônia é sujeita à lotação do espaço.

Outras duas categorias estão com inscrições abertas até a próxima sexta-feira, dia 5 de abril: Profissional de Marketing e Vendas do Ano e Prêmio Skeelo de Inovação do Ano.

Desde 2017, o PN se dedica a realizar uma premiação direcionada aos profissionais do setor do livro em diferentes competências e habilidades.

Confira as outras categorias especiais do Prêmio PublishNews:

  • Prêmio de Livro Mais Vendido do Ano: Café com Deus pai (Vida), de Junior Rostirola
  • Prêmio de Editora do Ano: Editora Gente
  • Prêmio Profissional de Marketing e Vendas do Ano: -
  • Prêmio PublishNews de Contribuição ao Mercado Editorial: -
  • Prêmio Skeelo – Inovação do Ano: -
  • Prêmio Metabooks – Empresa destaque no uso de metadados em 2023: -
  • Prêmio Metabooks – Editora que melhor gerenciou metadados em 2023: -
  • Prêmio Catavento – Livraria Destaque: -
  • Prêmio Catavento – Livreiro do Ano: -

A premiação também destaca os livros mais vendidos na Lista de Mais Vendidos do PublishNews.

O Prêmio PublishNews 2024 é uma realização do PublishNews, com patrocínio de Amazon, Catavento, CBL, MVB, Skeelo e Transpo Express, e apoio do Goethe-Institut São Paulo e do NESPE.

[02/04/2024 10:40:00]