Leonardo Boff participa do Sempre Um Papo em Belo Horizonte
PublishNews, Redação, 02/04/2024
Escritor aborda suas obras mais recentes em conversa com Afonso Borges no dia 3 de abril, na Biblioteca Pública Estadual de BH

Leonardo Boff © Infinito Fotografia
Leonardo Boff © Infinito Fotografia
O Sempre Um Papo recebe o teólogo, filósofo e escritor Leonardo Boff para o debate e o lançamento das obras O pescador ambicioso e o peixe encantado: a busca da justa medida, A amorosidade do Deus-Abba e Jesus de Nazaré e Terra madura, escritas entre 2022 e 2023. O evento vai ter a mediação de Afonso Borges e ocorre no dia 3 de abril, quarta-feira, às 19h30, no Teatro José Aparecido de Oliveira, da Biblioteca Pública Estadual (Praça da Liberdade, 21 – Belo Horizonte / MG), com entrada gratuita. Leonardo Boff nasceu em Concórdia, Santa Catarina, em 1938. Cursou Filosofia em Curitiba-PR e Teologia em Petrópolis-RJ. Doutorou-se em Teologia e Filosofia na Universidade de Munique-Alemanha, em 1970. Ingressou na Ordem dos Frades Menores, franciscanos, em 1959.

Veja mais detalhes das obras lançadas:

O pescador ambicioso e o peixe encantado: a busca da justa medida (Vozes)

O pescador ambicioso e o peixe encantado (Vozes) apresenta uma metáfora da crise de nossa cultura hoje mundializada: a falta da justa medida nas principais dimensões da vida - nas relações pessoais, na sociedade, na economia e em nossa relação para com a natureza. A falta de medida gera a arrogância, que leva à discriminação dos diferentes, ao uso da violência e da guerra. Os vários contos, fábulas e relatos que compõem a obra tornam mais compreensível o tema do que exposições teóricas. A alternativa se encontra na própria natureza humana, feita de cuidado, de relações includentes, de equilíbrio em relação à natureza, na reciprocidade entre masculino e feminino, na medida certa entre o trabalho e o lazer, entre a razão e o coração. O livro procura orientar os espíritos na busca da moderação e da autocontenção para fazermos frente às grandes ameaças que pesam sobre o destino da vida na Terra e de nosso futuro.

A amorosidade do Deus-Abba e Jesus de Nazaré (Vozes)

Foi por ocasião da experiência espiritual do batismo de Jesus de Nazaré por João Batista, com a idade de 30 anos, que Jesus se sentiu o Filho bem-amado do Deus-Abba. Ouviu interiormente estas palavras bem-aventuradas: “Tu és meu Filho bem-amado, em ti pus todo o meu regozijo”. Jesus fez a experiência da infinita amorosidade do Deus-Abba. Sobre cada pessoa o Deus-Abba repete o que disse a Jesus: “Tu és meu filho amado ou filha amada, em ti pus meu regozijo”. Estas palavras trazem imensa alegria e a certeza de que se está sempre sob o arco-íris da amorosidade de Deus, independentemente de qual seja a situação moral. Deus ama a todos não porque são bons, mas porque é de Sua essência amar e querer companheiras e companheiros nesse amor. Essa é a mensagem deste livro.

Terra madura (Planeta)

Escrito durante a pandemia de Covid-19, o livro explora campos do agir e pensar humano para provocar reflexões que levem a um salto de consciência coletiva rumo a uma relação mais saudável com a Terra. Abordando três campos do agir e pensar humanos – a ética política, a ecologia integral e a vida do espírito –, os pontos apresentados pelo autor não buscam apresentar um tratado, mas sim oferecer peças e sugestões que, juntas, permitem o vislumbre de um caminho que repensa a teologia da vida. A partir da elaboração de reflexões, Boff provoca leitores e leitoras a encontrarem estratégias para que o ser humano compreenda o impacto que tem em todo o ecossistema terrestre e busque maneiras de possibilitar que toda a diversidade seja acolhida e tenha as condições necessárias para que possa existir.

[02/04/2024 10:00:00]