Festival É Tudo Verdade 2024 terá filmes sobre escritores, livros e literatura
PublishNews, Redação, 25/03/2024
É Tudo Verdade 2024 exibirá um total de 77 produções entre longas, médias e curtas-metragens de 34 países em São Paulo e no Rio de Janeiro

Still do filme Antonio Candido – Anotações Finais, de Eduardo Escorel | © É Tudo Verdade
Still do filme Antonio Candido – Anotações Finais, de Eduardo Escorel | © É Tudo Verdade
A 29ª edição do festival de cinema É Tudo Verdade ocorre entre 3 e 14 de abril, simultaneamente em São Paulo e no Rio de Janeiro, com entrada franca, com filmes também voltados a escritores e livros, como Verissimo, dirigido por Angelo Defanti (e que participa da Competição Brasileira), e Antonio Candido – Anotações Finais, de Eduardo Escorel, no Programa Especial. Clique aqui para ver a programação completa.

O É Tudo Verdade 2024 exibirá um total de 77 produções entre longas, médias e curtas-metragens de 34 países. A sessão de abertura para convidados do festival no Rio de Janeiro apresentará, em 3 de abril, a estreia mundial de Um Filme para Beatrice, de Helena Solberg, no Estação NET Botafogo. Inédito na América Latina, o documentário britânico O Competidor (The Contestant, 2023) de Clair Titley, será exibido na sessão de abertura para convidados em São Paulo, no dia 4 de abril, na Cinemateca Brasileira.

“Há muito que celebrar numa safra tão vigorosa de documentários como a que temos o privilégio de lançar no país nesta 29ª edição”, comemora o diretor-fundador do É Tudo Verdade, Amir Labaki, em nota. “É uma reafirmação do poder do cinema com rara intensidade”.

Entre outros filmes que dizem respeito a escritores e livros, estão Sem TÍtulo #9: Nem Todas as Flores da Falta, curta de Carlos Adriano, Fernanda Young - Foge-me ao Controle, de Susanna Lira, e Mixtape La Pampa, de Andrés di Tella.

Neste ano, o circuito de exibição em São Paulo terá o Espaço Itaú de Cinema - Augusta, Cinemateca Brasileira, Sesc 24 de Maio, Instituto Moreira Salles e Centro Cultural São Paulo. No Rio de Janeiro, as sessões acontecem no Estação NET Botafogo e em duas salas do Estação NET Rio.

A programação do É Tudo Verdade 2024 abrange as Mostras Competitivas de Longas/Médias-Metragens Brasileiros e Internacionais e de Curtas-Metragens Brasileiros e Internacionais e as Mostras Não-Competitivas: Programas Especiais, O Estado das Coisas, Foco Latino-Americano, Clássicos É Tudo Verdade e Retrospectivas.

Os filmes vencedores dos prêmios dos júris nas Competições Brasileiras e Internacionais de Longas/Médias e de Curtas Metragens estarão automaticamente classificados para apreciação à disputa pelo Oscar® do ano que vem. Neste ano, a cerimônia de premiação ocorre no sábado, 13 de abril, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. As produções premiadas pelos júris oficiais terão reapresentações especiais em ambas as cidades.

A programação inclui ainda uma série de atividades de formação: a 21ª Conferência Internacional do Documentário, em parceria com a Cinemateca Brasileira; o ciclo de palestras Da Ideia à Tela, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e da Economia Criativa do Estado de São Paulo e do Desenvolve SP; o seminário A Escrita do Documentário, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc/SP; e A Formação Spcine Convida: É Tudo Verdade (data a anunciar).

As Retrospectivas do É Tudo Verdade 2024 celebram o cineasta e fotógrafo brasileiro Thomaz Farkas (1924-2011), no ano do centenário de seu nascimento, e o diretor e ensaísta britânico Mark Cousins, que visita o Brasil pela primeira vez.

Parte da comemoração oficial da efeméride Viva Farkas, o festival exibe os quatro documentários dirigidos (em um caso, co-dirigido) por Farkas e dois retratos dirigidos por Lauro Escorel e Walter Lima Jr. A obra de Farkas será tema também de um dos encontros da 21ª Conferência Internacional do Documentário.

A Conferência será aberta em 9 de abril por um Master Class de Mark Cousins, que no dia 11 participará de um debate no Rio de Janeiro. A retrospectiva Cousins destaca 8 documentários de sua prolífica carreira, incluindo seu mais recente filme, “Cinema Tem Sido Meu Verdadeiro Amor: O Trabalho e A Vida de Lynda Myles”, lançado no ano passado no Festival Telluride.

Dentro da mostra Clássicos É Tudo Verdade desta 29ª edição, o festival destaca ainda duas efemérides: o centenário de nascimento do documentarista americano Robert Drew (1924-2014) e os 50 anos da Revolução do Cravos em Portugal.

A 29ª edição do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários conta com patrocínio master do INSTITUTO CULTURAL VALE, patrocínio do ITAÚ e da DESENVOLVE SP, parceria do SESC-SP, apoio cultural do GALO DA MANHÃ, SPCINE e ITAÚ CULTURAL. Realização: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e Ministério da Cultura do Governo Federal, Através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei N. 8313).

[25/03/2024 10:34:53]