Nesta edição, 23 editores brasileiros irão para Bolonha através do Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro, uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Mais informações serão divulgadas em breve. Mas o que exatamente os editores encontrarão em cada um dos espaços da mais importante feira internacional de publicação infantil?
Feira de Licenciamento Infantil (BLTF/K)
Em colaboração com a Licensing Magazine, a BLTF/K também está organizando a 4ª edição do International Kids Licensing Days (IKLD). Serão três dias de painéis com discussão sobre as últimas tendências em licenciamento e publicação, de 8 a 10 de abril, com sessões focadas em jogos, inteligência artificial e adaptação de livros para o audiovisual. Algumas sessões serão dedicadas a aniversários marcantes, como os 50 anos da Hello Kitty e os 35 anos do Elmer, o famoso elefante colorido.
Uma novidade importante desta edição são as Revisões do Portfólio de Licenciamento, que reunirá nomes da animação, marcas e fabricantes de bens de consumo, juntamente com os talentos da ilustração e do design. Serão 12 sessões distribuídas por três dias e mais de 150 reuniões. Graças a um formato de speed-dating, as principais empresas internacionais nos setores de produção audiovisual, games, brinquedos, moda e papelaria se reunirão com jovens talentos da ilustração de todo o mundo. Os encontros serão realizados no Hall 30, no The Illustrators Survival Corner.
TV/Film Rights Centre
Outra grande aposta da feira é a nova área que abrigará o Centro de Direitos de TV/Filmes da BCBF, realizado em cooperação com Book on a Tree, e projetado para receber produtores audiovisuais e facilitar o networking com o mundo editorial para uma maior oferta de livro para tela.Grandes players do setor como Netflix, Gaumont, Nelvana, e Mediatoon Audiovisual já se inscreveram. Esta primeira edição do Centro terá vagas limitadas e proporcionará diversos benefícios aos produtores cadastrados, aumentando suas oportunidades de promover suas propriedades de TV/filme no setor editorial. O projeto envolverá toda todos os editores presentes na BCBF, que receberão uma ficha informativa sobre cada produtor cadastrado.
Como vai funcionar: os produtores terão acesso ao serviço Bologna Global Rights Exchange, a plataforma digital para o negócio de direitos autorais. Eles também serão capazes de navegar no banco de dados de editores e visitantes profissionais cadastrados na feira.
Os membros poderão planejar reuniões, obter ajuda e participar dos eventos organizados pela organização.
O espaço abrigará também exposições e iniciativas temáticas de sustentabilidade e aprofundadas coberturas dos setores do varejo e da moda, com oportunidades de reuniões entre operadores destas duas áreas e expositores.
7º Bologna Licensing Awards
A Feira também contará com a cerimônia de premiação da 7ª edição do Bologna Licensing Awards, único reconhecimento na Itália a todos os profissionais de licenciamento que desenvolveram projetos e produtos para crianças, adolescentes e jovens em 2023.
O prémio atraiu um total de 182 candidaturas de toda a Europa (Itália, França, Espanha, Alemanha, Ucrânia, República Checa, Lituânia e Escandinávia) e outras partes do mundo, como Reino Unido, EUA, Colômbia e China.
Estas são as categorias dos prêmios:
- Melhor Projeto de Licenciamento Pré-escolar,
- Melhor Projeto de licenciamento infantil,
- Melhor projeto de licenciamento para adolescentes,
- Melhor projeto de licenciamento para jovens adultos,
- Melhor projeto de varejo,
- Melhor moda Projeto,
- Melhor Projeto de Publicação Licenciada,
- Melhor Projeto de Brinquedo Licenciado,
- Melhor Campanha de Promoção/Fidelização,
- Melhor Produto Quiosque Licenciado,
- Melhor Projeto Sustentável Licenciado,
- Melhor Imóvel do Ano.
Os vencedores terão direito a uma mostra especial no centro do evento.