Em nota ao PublishNews, a Amazon Brasil afirmou: "A Amazon não vai parar de aceitar os formatos de arquivos EPUB e PDF para leitura no Kindle".
Segundo a empresa, os formatos de conteúdos compatíveis com Kindle são:
- Nativos: Kindle (AZW), TXT, PDF, PRC;
- Por meio de conversão: DOC, DOCX, HTML, HTM, RTF, TXT, JPEG, GIF, PNG, BMP, PDF e EPUB.
No X (Twitter), leitores postaram supostos prints do atendimento ao cliente do Kindle, afirmando que novos envios no formato EPUB seriam descontinuados.
É real e eu achando que não era verdade, que triste
PS: Ignora o erro kkk#Kindle Kindle pic.twitter.com/LST70SBlKq
— Nay ✠ (@Nayane_Souza_) February 29, 2024
Agora, na nota oficial, a comunicação da Amazon desmente essa informação.
Segundo o site da empresa, o serviço Send to Kindle permite enviar documentos para a biblioteca Kindle nos dispositivos e aplicativo, sem custos adicionais. É possível fazer upload de documentos pela web, por um endereço de e-mail autorizado, pelo aplicativo Kindle para dispositivos iOS e Android ou por um aplicativo do Serviço de documentos pessoais do Kindle, se disponível.
Desde novembro de 2023, a Amazon reduziu o suporte para o envio de arquivos MOBI para biblioteca Kindle por meio do recurso Send to Kindle para e-mail, e encerrou o suporte ao envio de arquivos MOBI por meio dos aplicativos. "O MOBI é um formato de arquivo mais antigo e não é compatível com os recursos mais recentes do Kindle para documento", diz o site da empresa.
Nesta quinta-feira (29), leitores já usaram as redes para falar de "fake news" sobre o assunto. Veja a repercussão:
"O Amazon Kindle NÃO descontinuou o uso de EPUB" GENTE ERA MENTIRA!!!!!! VIVA A PIRATARIA pic.twitter.com/stoEcw9KlO
— ariane | cr: twisted kingdom (@verityoung) February 28, 2024
sim, gente, 1 minuto olhando a página do Send to Kindle E ATÉ TESTANDO já comprovaria essa fake news https://t.co/tAue3NoGN1 pic.twitter.com/G6VwXyMhKw
— luão | (@Moonn1949) February 28, 2024
Essa fake news do "Kindle não vai mais aceitar EPUB" me tirou do sério. O tanto de gente disseminando sem uma fonte confiável, inclusive gente grande no booktt, foi algo ridículo. Aprendam a procurar a fonte antes de tweetar, por favor.
— Mari do Blog (@pequenosretalho) February 28, 2024