Amazon afirma que não vai parar de aceitar os formatos EPUB e PDF para leitura no Kindle
PublishNews, Guilherme Sobota, 29/02/2024
Rumor se espalhou pelas redes sociais de que o e-reader deixaria de aceitar os formatos, mas a empresa negou essa informação

Amazon negou que Kindle vai deixar de aceitar o formato EPUB | © Image by Mateus Andre on Freepik
Amazon negou que Kindle vai deixar de aceitar o formato EPUB | © Image by Mateus Andre on Freepik
A Amazon afirmou que não vai descontinuar os formatos EPUB e PDF no Kindle. Nos últimos dias, um rumor se espalhou pelas redes sociais de que o e-reader deixaria de aceitar os formatos, mas nesta quinta-feira (29) a empresa negou essa informação.

Em nota ao PublishNews, a Amazon Brasil afirmou: "A Amazon não vai parar de aceitar os formatos de arquivos EPUB e PDF para leitura no Kindle".

Segundo a empresa, os formatos de conteúdos compatíveis com Kindle são:

  • Nativos: Kindle (AZW), TXT, PDF, PRC;
  • Por meio de conversão: DOC, DOCX, HTML, HTM, RTF, TXT, JPEG, GIF, PNG, BMP, PDF e EPUB.

No X (Twitter), leitores postaram supostos prints do atendimento ao cliente do Kindle, afirmando que novos envios no formato EPUB seriam descontinuados.

Agora, na nota oficial, a comunicação da Amazon desmente essa informação.

Segundo o site da empresa, o serviço Send to Kindle permite enviar documentos para a biblioteca Kindle nos dispositivos e aplicativo, sem custos adicionais. É possível fazer upload de documentos pela web, por um endereço de e-mail autorizado, pelo aplicativo Kindle para dispositivos iOS e Android ou por um aplicativo do Serviço de documentos pessoais do Kindle, se disponível.

Desde novembro de 2023, a Amazon reduziu o suporte para o envio de arquivos MOBI para biblioteca Kindle por meio do recurso Send to Kindle para e-mail, e encerrou o suporte ao envio de arquivos MOBI por meio dos aplicativos. "O MOBI é um formato de arquivo mais antigo e não é compatível com os recursos mais recentes do Kindle para documento", diz o site da empresa.

Nesta quinta-feira (29), leitores já usaram as redes para falar de "fake news" sobre o assunto. Veja a repercussão:

[29/02/2024 09:58:05]