Cidadã do mundo e mãe de meninas de 2, 11 e 14 anos, Veronica pegou o diploma de psicologia na Itália e, no momento, faz mestrado em Neurociência da Saúde Mental em Londres, além de vir se especializando em Neurociência Cultural, um campo novo da Neurociência. A literatura entrou na vida da autora pela porta do divertimento. "Sempre quis escrever ficção, mas achava impossível. Então, continuei produzindo textos acadêmicos. De vez em quando, o meu companheiro falava que eu deveria investir na ficção para relaxar um pouco. Até que resolvi tentar. Uma amiga me apresentou à dona da e-galáxia. Ela leu os originais e quis publicar o Verão, que faz parte da série As Estações", explica Veronica, adiantando que Inverno já está nas mãos da sua editora, Sandra Espilotro.
Transitando entre o passado e o presente, a história se desenrola entre os verões de 1998 e 2021. Rebecca, a protagonista, experimentou o racismo na pele e pouco sabe de sua origem. Ao atingir a maioridade, decide ir atrás dos fatos jamais esclarecidos pelos tios que ficaram com a sua guarda. Quais serão os motivos da ausência da mãe e a verdade sobre a morte do pai? Essa jornada de busca e esperança ocupa o centro da trama.
Verão convida os leitores a viajar, mas também no espaço: de Toscana ao nosso Nordeste, da Cataluña à Serra Fluminense. Assim como a personagem, Veronica está sempre com, ao menos, um bilhete emitido. Isso porque ela mora parte do ano na Espanha e o restante no Brasil, numa casa da família em Miguel Pereira.
A artista Aline Bispo foi escolhida para assinar a capa da obra. Bispo ficou conhecida no meio editorial pela criação da capa de Torto Arado (Todavia), de Itamar Vieira Jr e um dos livros responsáveis pelo recente boom da literatura brasileira.