
Para que possam comparecer à cerimônia de premiação, os finalistas receberão hospedagem, alimentação e um bônus em dinheiro para custeio da viagem, além da própria premiação. A cerimônia será no dia 29 de junho na cidade de Porto Feliz (SP), dentro da programação do Vila das Artes.
A primeira edição do Festival, realizada em 2021 na cidade de Jumirim (SP), reuniu mais de 550 inscrições de todos os estados brasileiros e premiou autores de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraíba, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. A expectativa para 2024 é superar essa marca em ao menos 30%.
Além da categoria nacional, o Festival também terá premiação específica voltado a autores das cidades de atuação da instituição no interior de São Paulo (Tietê, Cerquilho, Laranjal Paulista, Jumirim e Porto Feliz) a fim de incentivar e valorizar a produção literária local. A premiação regional tem apoio da Biblioteca Culturando e, na primeira edição do Festival (2021), premiou a poeta porto-felicense Natália Moreno, com o poema “Passa”.
O Prêmio Araritaguaba faz referência ao antigo nome da cidade de Porto Feliz, sede do evento, e significa: “lugar onde as araras comem areia”. O nome foi dado pelos índios guaianazes que habitavam a região, devido à frequência com que bandos dessas aves bicavam um salitroso paredão ali existente, hoje um ponto turístico da cidade no Parque das Monções.
O regulamento e o formulário de inscrição estão disponíveis no site do Culturando: www.projetoculturando.com.br.