Publicidade
Publicidade
Podcast do PublishNews #309 – Selos 'românticos': entenda mais sobre o gênero
PublishNews, Redação, 26/02/2024
Editoras dos selos Verus e Harlequin conversaram sobre as mudanças nas editoras, as características dos gêneros literários, sobre a negociação com os autores e autoras e outros assuntos

No episódio desta semana do Podcast do PublishNews, vamos falar de "Romance", gênero que movimenta muitos exemplares no mercado editorial dentro e fora do Brasil, e tem leitores e leitoras ávidas e com um fraco pelas tramas românticas. Duas grande editoras – a Record e a HarperCollins Brasil – estão reformulando seus selos voltados a esse público, Verus e Harlequin, respectivamente.

A Harlequin está desde 2005 no Brasil, e este ano, com Julia Barreto como editora, anunciou uma expansão de linha editorial e reformulação de marca.

Já a Verus, comandada por Rafaella Machado, tem a ideia de trazer para os leitores histórias de amor diversas, do mesmo jeito que o selo Galera Record vem publicando obras com os mais variados temas para o público jovem.

As duas editoras conversaram com a equipe do Podcast sobre as mudanças, as características dos gêneros literários, sobre a negociação com os autores e autoras e outros assuntos.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet; da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas; e da Câmara Brasileira do Livro (CBL), a entidade que representa editores, livreiros, distribuidores e demais profissionais do setor. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações:

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
Neste episódio, Fábio Uehara conversou com André Palme, CEO da Estante Virtual e colunista do PN, e Bruno Eliezer, livreiro da Ponta de Lança, editor e responsável pelo Sebo da Ponta
Episódio retoma conversa de Daniel Lameira, Rejane Dias e Talita Facchini no Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos
Episódio da semana conversa sobre a febre cultural do Brasil em torno do hábito de colecionar figurinhas
Evento paulistano começa no dia 30 de maio e vai até 7 de junho, reunindo 107 autores e autoras em mais de 200 atividades gratuitas
Em 2026, a jornalista criou o Clube da Milly, projeto de leitura e formação política que une livros, debates públicos e discussões sobre feminismo, raça e economia
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
"Em vez de substituir formatos, as novas tecnologias parecem ter ampliado as possibilidades de a leitura. Sabe aquela história de que a invenção da televisão não matou o rádio? É por aí...", escreve Lu Magalhães
Compreender o que se lê é a porta de entrada para praticamente todas as demais aprendizagens
Neste episódio, Fábio Uehara conversou com André Palme, CEO da Estante Virtual e colunista do PN, e Bruno Eliezer, livreiro da Ponta de Lança, editor e responsável pelo Sebo da Ponta
A inteligência artificial não é a salvadora nem a destruidora do mercado editorial. O desafio talvez seja entender como inteligência individual, social e artificial podem atuar juntas
Espaço publieditorial do PublishNews destaca pluralidade, com obras infantis, não ficção e romances
Eu penso que ler pode salvar uma vida.
Ayòbámi Adébáyò
Escritora nigeriana
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar