Paixão pela música é o tema do Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um de fevereiro
PublishNews, Redação, 23/02/2024
Escritora Aline Bei e os mediadores Paulo Werneck e Natasha Barzaghi Geenen comentam o livro 'Floresta de lã e aço', da japonesa Natsu Miyashita

'Floresta de lã e aço', de Natsu Miyashita © Divulgação
'Floresta de lã e aço', de Natsu Miyashita © Divulgação
O fascínio pelo piano faz o jovem Tomura mergulhar no universo da afinação e do poder da música. Suas reflexões sobre a resposta emocional que a música provoca são o tema da próxima edição do Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um.

Mediado por Paulo Werneck, diretor de redação da Quatro Cinco Um e Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da JHSP, o encontro ocorre no dia 29 de fevereiro e recebe a escritora Aline Bei como convidada para comentar o livro Floresta de lã e aço (Zain) de Natsu Miyashita. Autora de Pequena coreografia do adeus (Companhia das Letras) e O peso do pássaro morto (Nós), Bei é uma das autoras em destaque no cenário atual, contemplada pelo Prêmio São Paulo de Literatura em 2018.

Floresta de lã e aço, romance a ser debatido pelo trio, é o primeiro da escritora japonesa Natsu Miyashita publicado no Brasil, pela editora Zain, e conta com tradução de Eunice Suenaga. A trajetória do protagonista na música começa quando ele escuta o som de um piano sendo afinado no ginásio da escola. O som o faz lembrar o cheiro da floresta, como se emanasse de dentro do instrumento e rapidamente é tomado por uma nostalgia que o transporta de volta ao vilarejo no meio das montanhas onde nasceu e cresceu. Sr. Itadori, quem afinava o piano, o apresenta a loja de instrumentos e a partir deste encontro começa a formação de Tomura, que é perseguido constantemente pelo medo do fracasso e a busca pela perfeição.

A autora, Natsu Miyashita, nasceu em 1967 na província de Fukui, no Japão, e desde criança vive uma paixão pela literatura e pelo piano, instrumento que aprendera a tocar desde muito cedo. Com narrativa fluida e poética, o livro recebeu o prestigioso prêmio Japanese Booksellers’ Award, em 2016, escolhido como livro do ano por meio de votação de livreiros de todo o país. Foi traduzido para mais de dez idiomas e transformado em filme em 2018 por Kojiro Hashimito.

Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um: A floresta de lã e aço (Zain), de Natsu Miyashita

  • Quando: quinta-feira, 29/2
  • Horário: 19h
  • Convidada: Aline Bei
  • Duração: cerca de 60 minutos
[23/02/2024 10:00:00]