Prêmio Jabuti Acadêmico abre consulta pública para eleger Livro Acadêmico Clássico
PublishNews, Redação, 16/02/2024
Indicações serão aceitas somente até as 18h do dia 28 de fevereiro de 2024

Indicações ao Livro Acadêmico Clássico podem ser feitas as 18h do dia 28 de fevereiro de 2024 | © CBL
Indicações ao Livro Acadêmico Clássico podem ser feitas as 18h do dia 28 de fevereiro de 2024 | © CBL
O 1º Prêmio Jabuti Acadêmico lançou uma convocação aberta para todos os entusiastas do conhecimento participarem da seleção do Livro Acadêmico Clássico. Segundo a CBL, esta é uma oportunidade para homenagear obras que, ao longo dos anos, continuam a moldar pensamentos e inspirar novas gerações em diversas áreas do conhecimento.

"Seja na ciência, nas humanidades, nas exatas ou nas artes, todos têm em mente aquele livro que, mesmo décadas após a publicação, mantém seu poder transformador. Agora você tem a chance de ajudar a escolher a obra que será reconhecida como um verdadeiro clássico", explica a Câmara.

Para participar, basta acessar o site oficial da premiação e preencher o formulário indicando o livro acadêmico que, na sua opinião, merece destaque como um clássico incontestável. Mas atenção: as indicações serão aceitas somente até as 18h do dia 28 de fevereiro de 2024.

A escolha final da obra será realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e pela curadoria do Prêmio Jabuti Acadêmico.

O novo prêmio foi criado com o objetivo de valorizar e incentivar a produção acadêmica no Brasil e homenagear os autores que se dedicam nesses segmentos. As obras devem ser ter sido publicadas em primeira edição entre 1 de janeiro de 31 de dezembro de 2023, as inscrições estão abertas até 19 de março e podem ser feitas pelo site do prêmio.

A curadoria ficou à cargo do professor Marcelo Knobel, físico conhecido por sua defesa ávida das universidades e da ciência. Junto com o conselho curador – composto por seis profissionais de diferentes áreas do conhecimento –, ele dividiu o Jabuti Acadêmico em dois eixos: Ciência e Cultura e Prêmios Especiais, que contarão ao todo com 29 categorias.

[16/02/2024 10:30:00]