"Seja na ciência, nas humanidades, nas exatas ou nas artes, todos têm em mente aquele livro que, mesmo décadas após a publicação, mantém seu poder transformador. Agora você tem a chance de ajudar a escolher a obra que será reconhecida como um verdadeiro clássico", explica a Câmara.
Para participar, basta acessar o site oficial da premiação e preencher o formulário indicando o livro acadêmico que, na sua opinião, merece destaque como um clássico incontestável. Mas atenção: as indicações serão aceitas somente até as 18h do dia 28 de fevereiro de 2024.
A escolha final da obra será realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e pela curadoria do Prêmio Jabuti Acadêmico.
O novo prêmio foi criado com o objetivo de valorizar e incentivar a produção acadêmica no Brasil e homenagear os autores que se dedicam nesses segmentos. As obras devem ser ter sido publicadas em primeira edição entre 1 de janeiro de 31 de dezembro de 2023, as inscrições estão abertas até 19 de março e podem ser feitas pelo site do prêmio.
A curadoria ficou à cargo do professor Marcelo Knobel, físico conhecido por sua defesa ávida das universidades e da ciência. Junto com o conselho curador – composto por seis profissionais de diferentes áreas do conhecimento –, ele dividiu o Jabuti Acadêmico em dois eixos: Ciência e Cultura e Prêmios Especiais, que contarão ao todo com 29 categorias.