A urgência de práticas de Recursos Humanos no mercado editorial
PublishNews, Giulian Sales e Larissa Caldin*, 07/02/2024
Em um cenário com desafios significativos, a criação da nova Lista do Mercado Editorial GPTW-PublishNews​ chega em um momento oportuno

Inscrições para Lista do Mercado Editorial GPTW-PublishNews vão até o dia 29 de fevereiro
Inscrições para Lista do Mercado Editorial GPTW-PublishNews vão até o dia 29 de fevereiro
O mercado editorial enfrenta desafios significativos em termos de gestão de Recursos Humanos, conforme revelado em uma pesquisa recente do SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e operacionalizada pela Wiabiliza. Os dados demonstram que o setor precisa ampliar sua profissionalização e adotar práticas mais atuais de RH, fazendo com que os ambientes de trabalho sejam saudáveis e produtivos.

Alguns dados revelados pela pesquisa merecem destaque:

  • Pesquisa de Clima Organizacional: 64% das empresas editoriais ainda estão à margem de práticas essenciais como a realização de pesquisas de clima organizacional. Isso não é apenas uma falha de gestão, mas um indicativo de que muitas editoras podem estar negligenciando a dinâmica interna de seus ambientes de trabalho.
  • Frequência de Feedback: a prática de fornecer feedback apenas uma vez ao ano, adotada por 64% das editoras, parece arcaica em um mundo que se move a passos rápidos. Essa lentidão na comunicação interna pode ser um grande empecilho para o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores. Além disso, a pesquisa indicou que 80% das empresas não têm avaliações de desempenho estruturadas.
  • Flexibilidade no Trabalho: em uma era marcada pela busca por maior equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional, é surpreendente que 65% das empresas do setor ainda não tenham adotado políticas de flexibilização do trabalho. A falta de flexibilidade pode ser fator desmotivador e de estagnação para muitos profissionais talentosos; inclusive pode fazer com que decidam ir para outras indústrias.

A Lista do Mercado Editorial GPTW-PublishNews

Diante desse cenário, a criação da nova Lista do Mercado Editorial GPTW-PublishNews chega em um momento oportuno. A iniciativa é um marco significativo, um avanço decisivo na jornada rumo a um ambiente de trabalho mais engajado e humano. O ranking não apenas destaca aquelas empresas que compreendem a essencialidade de uma gestão de pessoas eficaz, mas também celebra as que estão ativamente implementando práticas inovadoras e humanizadas.

Em 2023, o GPTW e o PublishNews prepararam um ranking especial. Voltado para as empresas do setor, ele apresenta as melhores empresas editoriais para trabalhar.

Para ser elegível ao ranking, é necessário participar da Jornada de Certificação do GPTW, ter 30 ou mais funcionários, e um dos seguintes CNAEs (Classificação Nacional de Atividades Econômicas):

  • 58.11-5/00 (edição de livros);
  • 58.21-2/00 (edição integrada à impressão de livros);
  • 18.11-3/02 (impressão de livros, revistas e outras publicações periódicas);
  • 4761-0/01 (comércio varejista de livros); e
  • 4647-8/02 (comércio atacadista de livros, jornais e outras publicações).

Se tornar uma das Melhores Empresas Para Trabalhar™ significa passar por um processo de aproximação com os colaboradores, dando voz para que eles possam envolver-se com a cultura organizacional.

Por meio da lista Mercado Editorial GPTW-PublishNews, é possível compreender ainda mais sobre o cenário do setor editorial. É um verdadeiro incentivo para o alinhamento ao propósito de “Pessoas no Centro” dos negócios.

O setor editorial depende de talentos criativos e um ambiente de trabalho que promova a escuta ativa é fundamental. A certificação GPTW estimula esse processo, dando impulso para a criatividade e inovação.

Por que ser uma empresa certificada GPTW?

O Great Place To Work® se destaca como uma consultoria global que apoia organizações a obterem os melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação. Dessa forma, ela estimula estratégias que coloquem as pessoas no centro das ações e planejamento.

Com o ideal de construir uma sociedade melhor, o selo GPTW é concedido às organizações que aplicam a pesquisa de clima — com uma metodologia especial desenvolvida pela própria GPTW.

Nessa pesquisa são avaliadas cinco diferentes dimensões que compõem uma cultura de confiança: a credibilidade, o respeito, a imparcialidade, o orgulho e a camaradagem.

Uma verdadeira cultura de confiança é aquela que valoriza as pessoas, na qual elas confiam na liderança, gostam das pessoas com quem trabalham e têm orgulho do que fazem.

As organizações dependem de pessoas. São elas que constroem a marca dando vida à empresa. Por isso, fortalecer uma cultura de confiança é fundamental.

Todas as estratégias são elaboradas considerando o bem-estar das pessoas colaboradoras, os clientes, os fornecedores e todos que englobam o sistema do negócio.

A certificação GPTW passa pela avaliação das pessoas em relação a essa cultura de confiança. Trata-se de um processo de escuta ativa dos colaboradores.

O questionário da pesquisa de clima foi elaborado para avaliar o quanto as pessoas sentem-se pertencentes, orgulhosas e quais os pontos que precisam de melhorias.

Com os resultados, é possível traçar um panorama completo da organização, permitindo a gestão compreender como as pessoas se sentem dentro da empresa.


*Giulian Sales é Especialista em Conteúdo na Great Place To Work. Larissa Caldin é CEO e sócia na Primavera Editorial, e lidera o processo de desenvolvimento e estruturação, dentro do Ecossistema Great People, do selo Primavera BIZ, voltado para livros que fomentem uma cultura corporativa positiva.

[07/02/2024 10:50:00]