Sesc Vila Mariana recebe Eliane Brum e Geni Núñez no projeto Sempre Um Papo
PublishNews, Redação, 05/02/2024
O encontro será nesta quarta-feira (7) e aborda o tema 'Literatura e afetos originários & amazônicos'

© Divulgação
© Divulgação
No dia 7 de fevereiro, a jornalista Eliane Brum e a pesquisadora Geni Núñez participam do projeto Sempre Um Papo, no Sesc Vila Mariana (Rua Pelotas, 141 – São Paulo / SP). O encontro aborda o tema "Literatura e afetos originários & amazônicos" e encerra a série de palestras que reuniu escritores indígenas, estudiosos e artistas envolvidos com as lutas dos povos originários para conversar sobre temas que convergem para uma visão mais ampla sobre cultura, natureza, ancestralidade e sustentabilidade, entre outros assuntos. O bate-papo, às 19h30, ainda conta com apresentação do coral Kire’y Kuery, que trará canções ancestrais a partir de uma sonoridade contemporânea. Os ingressos podem ser adquiridos gratuitamente, através do aplicativo Credencial Sesc SP, na central de relacionamento online ou nas bilheterias do Sesc em todo o Estado.

Nessa edição, Eliane Brum e Geni Núñez irão traçar um panorama dos assuntos tratados nas palestras anteriores, ressaltando a importância da produção literária de autoria indígena. Além disso, as palestrantes apresentarão suas próprias vivências e experiências no que tange às diversas temáticas apresentadas a respeito da cultura indígena brasileira. Além da jornalista Eliane Brum e da pesquisadora Geni Núñez, participaram do projeto os ativistas e pesquisadores Txai Suruí, Timóteo Tupã Popyguá, Auritha Tabajara, os escritores Ailton Krenak, Márcia Kambeba, Cristino Wapichana e Denizia Kawany Fulkaxó, os antropólogos Eduardo Góes Neves e Francy Baniwa, o músico Lenine e a atriz Letícia Sabatella.

Eliane Brum é jornalista, escritora e documentarista. Publicou oito livros no Brasil – sete de não ficção e um romance –, além de participar de coletâneas de crônicas, contos e ensaios. É colunista do jornal espanhol El País e colaboradora de vários jornais e revistas da Europa e dos Estados Unidos. Jornalista há quase 35 anos e cobrindo a Amazônia há quase 25, Eliane Brum trabalhou em Porto Alegre nos primeiros 11 anos da carreira e em São Paulo nos 17 anos seguintes. Desde 2017, vive e trabalha a partir de Altamira, no Médio Xingu, um dos epicentros da destruição da floresta amazônica.

Geni Núñez Guarani é ativista indígena guarani, doutorada pelo programa Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFSC), possui mestrado em Psicologia Social (UFSC) e graduação em Psicologia (UFSC). Membro da Comissão de Direitos Humanos (CDH) no conselho Federal de Psicologia (CFP), membro da Articulação Brasileira de Indígenas Psicólogos (ABIPSI) e co-assistente na Comissão Guarani Yvyrupa. Autora dos livros Jaxy Jaterê e Descolonizando Afetos: experimentações sobre outras formas de amar (Planeta).

Sempre Um Papo - 'Literatura e afetos originários & amazônicos'

7 de fevereiro. Horário: às 19h30
Teatro – Sesc Vila Mariana (Rua Pelotas, 141 – São Paulo / SP)
Autoclassificação: 12 anos

[05/02/2024 10:00:00]