Apanhadão da semana: podcast fala sobre onda de censura de livros no Brasil
PublishNews, Redação, 02/02/2024
Programa da Folha fez um episódio para falar sobre a onda conservadora de censura de livros, da Bienal de 2019 até a censura das bibliotecas

Cena gibi da Marvel censurada na Bienal do Livro em 2019 © Jim Cheung/Reprodução
Cena gibi da Marvel censurada na Bienal do Livro em 2019 © Jim Cheung/Reprodução
O podcast Café da Manhã, da Folha de S. Paulo, fez um episódio para falar sobre a onda conservadora de censura de livros no Brasil. O episódio fala de casos que geraram grande repercussão na mídia, como a censura do gibi durante o governo de Marcelo Crivella na Bienal do Rio em 2019, até o caso mais recente, em 2023, com a determinação da retirada de livros de bibliotecas de Santa Catarina, além de apresentar semelhanças com movimento visto nos Estados Unidos.

Na coluna Painel das Letras, o aniversário de 10 anos da Editora Mundaréu, investe em novo selo de não ficção. Também na Folha, uma reportagem sobre o livro Vidas inteiras (Crivo Editorial), que narra a história de cotistas negros nas universidades e do aniversário de 10 anos da Lei de Cotas.

A revista Exame falou sobre os planos de expansão do Skeelo, que atualmente conta com 220 mil títulos de 840 editoras e 200 milhões de clientes aptos. A reportagem aponta que a plataforma faturou R$ 100 milhões de reais em 2023, um crescimento de 10% em comparação com o ano anterior.

N'O Globo, uma entrevista com o autor do livro A sociedade da neve (Companhia das Letras), obra adaptada para o cinema e indicada Oscar deste ano. O livro conta a história do time de rúgbi do Uruguai que sofreu um acidente de avião na Cordilheira dos Andes. Os sobreviventes ficaram na região da cordilheira por 72 dias até serem resgatados.

Em uma coluna de política do Estadão, a história do livro que Ricardo Lewandowski ganhou após sua posse como novo ministro da Justiça. O magistrado recebeu um exemplar do livro Ação coletiva e democratização do acesso à Justiça (Quartier Latin), autografado pela autora e juíza Helena Refosco.

Tags: Apanhadão
[02/02/2024 10:00:00]