Nós lança o novo selo Nós psi, focado em psicanálise
PublishNews, Redação, 24/01/2024
Primeira coleção é coordenada por Amnéris Maroni e tem duas obras do psicanalista norte-americano Christopher Bollas

Detalhes das capas dos livros do novo selo Nós psi | © Editora Nós
Detalhes das capas dos livros do novo selo Nós psi | © Editora Nós
A Editora Nós anunciou a criação do seu selo Nós psi, com o lançamento de coleção, coordenada por Amnéris Maroni, com duas obras do psicanalista norte-americano Christopher Bollas. Os primeiros títulos são O momento freudiano (traduzido por Pedro Perússolo) e Segure-os antes que caiam (com tradução de Liracio Jr), que chegam às livrarias em fevereiro.

Segundo a editora, um dos pilares do novo selo é publicar pensadores atuais e contemporâneos. Numa época com grande aumento de questões em saúde mental, está mais difícil também encontrar caminhos e achar ajuda. Vem daí a decisão de publicar Christopher Bollas, um pensador freudiano para o tempo presente.

O autor graduou-se em história pela Universidade da Califórnia, Berkeley, e é doutor em literatura pela Universidade de Buffallo. Em 1973, iniciou sua formação psicanalítica em Londres, filiando-se Middle ou Independent Group da Sociedade Britânica de Psicanálise. Entre 1978 e 1991, foi professor e supervisor clínico no Instituto de Neuropsiquiatria Infantil da Universidade de Roma.

Autor de mais de 15 livros, Bollas revela a influência de autores como Frances Tustin, Donald Winnicott, Wilfred Bion e Jacques Lacan em sua experiência clínica. Alguns temas abordados em sua obra e pesquisa são: do sonho à interpretação, da associação livre à poética, da normose à histeria e às diversas psicopatologias. O autor inovou no modo de discorrer sobre a noção de self, o uso do objeto, as pulsões de vida e de morte. Ainda, seus escritos têm uma peculiaridade: são psicanalíticos em seu conteúdo, mas literários em sua estrutura.

Em O momento freudiano, a força maior "está no resgate da psicanálise das muitas armadilhas do pensamento que lhe roubam a potência, tais como o recentramento na consciência, o interesse exclusivo pelo recalcado ou uma certa desconsideração da alteridade", de acordo com Lia Pitliuk, psicanalista e professora do Instituto Sedes Sapientiae, na apresentação do livro.

Segure-os antes que caiam "testemunha uma proposta clínica controversa, que problematiza e costura na prática ideias importantes do campo psicanalítico, tais como regressão à dependência, de Winnicott, regressão maligna, de Balint e objeto transformacional, de Bollas", segundo a psicanalista Luciana Pires.

[24/01/2024 10:30:00]