Biblioteca Pública do Paraná fecha 2023 com mais de 40 projetos voltados para o livro
PublishNews, Redação, 20/12/2023
Este ano, a instituição de 166 anos intensificou suas ações culturais, ampliando e diversificando suas iniciativas; espaço entra em recesso na quinta-feira (21) e retorna dia 2 de janeiro de 2024

A Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133 – Curitiba / PR) realizou ao longo de 2023 uma série de ações culturais e gratuitas voltadas a todo público. Pensando na diversidade e inclusão, a instituição de 166 anos intensificou suas ações culturais, ampliando e diversificando os mais de 40 projetos voltados para lançamentos de livros, exposições, contações de histórias, teatro, sessões de cinema, oficinas, palestras e muito mais, o que a coloca entre um dos principais centros culturais do Paraná. O espaço entra em recesso dia 21 de dezembro e retorna dia 2 de janeiro de 2024.

Com uma agenda permanente de eventos, a BPP disponibiliza espaços para a realização dos mesmos, internos e externos, como o auditório, halls do primeiro e segundo andar, sala de reuniões, coworking, contabilizando, este ano, cerca de mil ocupações. Na agenda fixa da biblioteca são comemorados o aniversário da instituição (em março) junto ao Mês Internacional das Mulheres; Uma noite na Biblioteca, voltada ao público infantil (julho); o Mês das Crianças (outubro); a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (outubro); a Festa Literária da Biblioteca Pública do Paraná (outubro); a Semana da Pessoa com Deficiência e o Mês da Consciência Negra (novembro).

Ao longo de 2023, a BPP recebeu mais de 40 lançamentos de livros, entre obras para adultos e crianças — um recorde desde que começou a ofertar esse tipo de evento, há dois anos. Trata-se de um serviço gratuito oferecido pela instituição aos autores independentes, que têm a oportunidade de divulgar e vender seus trabalhos no hall térreo da BPP. Cerca de 1.100 mil pessoas foram impactadas por essa ação, com a participação de escritores, entre bate-papos, palestras, oficinas e lançamentos de livros.

“Esse ano foi um ano muito especial para a Biblioteca Pública, uma vez que nossos processos estão em constante aprimoramento, com muita dedicação, foco e objetividade”, afirma o diretor Luiz Felipe Leprevost. “A BPP tem estado mais viva do que nunca, com uma programação constante, diversificada e instigante. Essas ações comprovam que a Biblioteca, para além de espaço de leitura e pesquisa, é um espaço que tem por objetivo conservar a memória do Estado do Paraná, fazendo história no presente para garantir o futuro”.

[20/12/2023 10:00:00]