Romance de Stênio Gardel vencedor do National Book Award vai virar filme
PublishNews, Redação, 14/12/2023
Produtora brasileira Pródigo está desenvolvendo a adaptação do livro 'A palavra que resta', publicado pela Companhia das Letras

Co-CEOs da produtora Pródigo, Francesco Civita e Beto Gauss | © Divulgação
Co-CEOs da produtora Pródigo, Francesco Civita e Beto Gauss | © Divulgação
A Pródigo Filmes, produtora por trás da série sobre Anderson Silva, Spider, da Paramount+, está desenvolvendo um filme baseado no romance de Stênio Gardel, A palavra que resta, de acordo com o site Deadline. A tradução do romance para o inglês venceu o National Book Award, um dos mais prestigiados prêmios da literatura norte-americana.

A Pródigo, que entre outras produções é responsável também pela série Cidades invisíveis, da Netflix, está trabalhando em conjunto com a filial brasileira do grupo Iconoclast no filme, que está pronto para entrar em produção, segundo o site. Armando Praça desenvolveu um roteiro baseado no romance, com Fernando Nogari escalado para a direção. Os co-CEOs da Pródigo, Francesco Civita e Beto Gauss, estão na produção.

O livro, publicado pela Companhia das Letras, acompanha a jornada de um homem gay rumo à autoaceitação no sertão do nordeste brasileiro. Em novembro, o autor e a tradutora Bruna Dantas Lobato foram homenageados com o National Book Award na categoria de Literatura Traduzida pelo romance.

O filme será centrado em Raimundo, um homem analfabeto cujo amor na adolescência por outro homem foi brutalmente descoberto há 30 anos. Agora, aos 45 anos e levando uma vida tranquila na cidade, ele é assombrado por seu passado secreto até que forma uma amizade inesperada com uma travesti negra, Suzzanny, e aprende a ler.

Gauss disse ao Deadline que a Pródigo adquiriu os direitos do romance de estreia de Gardel antes de ter sido publicado em inglês e planejava uma adaptação no idioma local. "Este é um filme que precisamos fazer em português", acrescentou Civita. "Pode ser realmente muito poderoso quando visto em outros lugares". Citiva disse que o roteiro poderia atrair os mercados dos EUA e internacionais, acrescentando: "Poderia ser um filme da A24".

[14/12/2023 11:40:00]