Livraria Insulto, nova loja no Tatuapé, busca popularizar debate sobre amor e sexualidade
PublishNews, Beatriz Sardinha, 14/12/2023
Localizada no bairro da zona leste de São Paulo, a livraria se coloca como uma das possibilidades de espaço de debate de temas vistos como 'tabu'

Livraria Insulto abriu no Tatuapé em setembro | © Livraria Insulto
Livraria Insulto abriu no Tatuapé em setembro | © Livraria Insulto
A nova Livraria Insulto está localizada no bairro do Tatuapé, em São Paulo, e tem como diferencial a temática de seus livros: é uma loja especializada em títulos sobre amor e sexualidade. Por conta dessa temática, a livraria até já encontrou obstáculos. O espaço é um projeto solo de Arlete Bačić, tecnóloga gráfica que durante mais de uma década trabalhou na "formação física" dos livros, como gerente da editora Moderna, além de experiência na FTD e na Ciranda Cultural. A Livraria Insulto (Rua Tijuco Preto, 1368 – São Paulo / SP) funciona de terça à sábado, das 10h às 19h.

Arlete afirma que pensou em abrir uma livraria após deixar de trabalhar na FTD. Ela percebeu que não havia nenhuma livraria voltada para livros que falassem de amor — e não apenas o "amor romântico" — e de sexo no Brasil. "Observei projetos como esses no México, na Espanha e na Argentina, mas nada no Brasil", comenta.

"Não tem por que a sexualidade ser vista como suja e seja reprimida. A ideia é dar um lugar para que as pessoas sejam livres para dialogar sobre o tema", afirma. Na busca por um endereço para o espaço, Arlete afirma ter sido negada duas vezes quando os donos dos imóveis descobriram que o projeto seria uma livraria sobre o tema.

Arlete em um dos ambientes da Livraria Insulto | © Arquivo pessoal
Arlete em um dos ambientes da Livraria Insulto | © Arquivo pessoal

A dona da livraria afirma que ainda há muito o que ser "normalizado" sobre o assunto: "Desde a questão da dificuldade de encontrar uma locação e da dificuldade de utilizar algumas palavras nas redes sociais, dá pra ver o quanto o assunto da sexualidade é algo proibido. E não tem o porquê disso. É algo natural do ser humano. E a livraria trata isso com a maior normalidade".

Ela contou ao PublishNews que a Insulto trabalha com cerca de 150 editoras e destaca o relacionamento com as editoras Lacre, Portal Editora, Editora 34, Universo dos Livros, Editora Jandaira e Editora Lote 42. Em torno de 70% dos títulos da livraria são obras de ficção que envolvem uma história de amor, 15% de literatura erótica, sejam romances ou poesias, 10% de sexualidade (inclui tantra/kama sutra) e 5% de obras relacionadas a outras formas de amor que não englobam o chamado amor romântico, como amizade, família e relacionamento e religião. No caso específico de religião, são títulos que abordam, segundo Arlete, a relação da Bíblia e a homoafetividade, ou do gênero "casamento blindado".

O bairro em que a Insulto está localizada tem muita relação com a família de Arlete, de origem croata. Por isso, ela quis manter a livraria no Tatuapé, bairro nobre na zona leste da cidade e que oferece uma vida noturna agitada – mas que ainda não tem uma cultura significativa de livrarias de rua. Ela afirma que, nas redes sociais, é possível notar uma busca e uma curiosidade pelas livrarias de rua.

Livraria Insulto | © Divulgação
Livraria Insulto | © Divulgação

Dentro da proposta da Insulto, Arlete comenta sobre a "estética de casa de avó" da loja. Ela afirma que não queria que a livraria passasse um ar de "vitrine comercial" e que o espaço tivesse um ar intimista, e que permitisse que pessoas ainda "desconfortáveis com a temática" pudessem se sentir mais confortáveis em explorar as possibilidades dos livros. Da mesma forma que não quis trabalhar a livraria com as cores vermelha e preta, para não associar à estereótipos de amor e de sexualidade.

Um dos diferenciais do espaço é a abertura a autores independentes dentro do segmento de livros eróticos. Além disso, a Insulto conta com uma sessão de livros LGBTQIAPN+, onde os volumes são identificados pelas bandeiras de cada sigla conforme o gênero/sexualidade, ou seja, estão separados por temas lésbicos, transexuais etc. Isso tem agradado bastante o público jovem adulto, conta.

No próximo sábado, dia 16 de dezembro, às 17h, a Insulto promove um evento que falará sobre literatura "hot" em um bate-papo com seis autores de literatura da Editora Lacre, que virão do Rio de Janeiro, junto com a editora Flavia Portela, fazer o lançamento do selo Kama através de apresentação literária da Coletânea Kama – poemas e contos eróticos.

"São espaços que as pessoas procuravam e que não existiam", diz Arlete. A Livraria tem alguns sex toys à venda, mas eles não estão dispostos de forma explícita na loja. A dona da livraria fala que a Insulto também tem a intenção de disponibilizar conteúdo infantil e adolescente, livros que abordam as mudanças no corpo no decorrer da adolescência. Ela afirma que os livros que trabalham com a prevenção de abuso sexual são alguns dos mais procurados, e destaca o título Não me toque seu boboca (Aletria).

*Estagiária sob a supervisão de Guilherme Sobota

[14/12/2023 11:00:00]