A Taba se transforma em plataforma de educação e literatura
PublishNews, Redação, 11/12/2023
Clube de assinatura de livros encera suas atividades em dezembro para, em 2024, se tornar uma plataforma integralmente dedicada à educação e à literatura

© Freepik
© Freepik
A Taba – clube de assinatura de livros – vai se transformar. Criado há dez anos pela mestre em educação Denise Guilherme, a partir de 2024 a empresa será uma plataforma integralmente dedicada à educação e à literatura, desenvolvendo projetos em escolas, eventos literários em bairros de periferias e experiências digitais que promovem a leitura entre alunos e educadores.

Com isso, após mais de 200 mil livros entregues, 1,5 mil títulos selecionados e 110 editoras contempladas, o clube de assinatura será interrompido. Os últimos kits vão ser entregues neste mês de dezembro para os assinantes. “O clube cumpriu um papel importante nessa rede que construímos coletivamente com crianças, autores, editores, livreiros e interessados em formação de leitores”, diz Denise, idealizadora e diretora d’A Taba. “Agora, queremos usar o conhecimento construído ao longo da nossa história para impactar cada vez mais crianças, chegando até elas a partir dos principais formadores de leitores do país: a escola e seus professores”.

Entre as novidades, o projeto A Taba na Escola vai crescer e, já em 2024, levará uma cuidadosa seleção de livros e materiais literários para 8 mil alunos de escolas públicas de São Paulo. No primeiro semestre, a capital paulista também receberá o primeiro evento literário d’A Taba. Organizados sempre nas periferias da cidade, esses encontros contarão com debates, conversas com autores e ilustradores e feira de livros. Além disso, plataformas literárias digitais para alunos e professores também estão em desenvolvimento. “Queremos chegar a ainda mais gente e ampliar o repertório literário de um número cada vez maior de pessoas”, conta Guilherme.

Os projetos d’A Taba em 2024:

A Taba na Escola

O programa, que já oferece aos alunos os principais livros publicados e materiais literários para crianças e professores, será ampliado e chegará às escolas públicas a partir de convênios com as secretarias municipais e estaduais de Educação. Em 2024, cerca de 8 mil crianças de Lençóis Paulistas (SP) e Macatuba (SP) já receberão os títulos selecionados pela equipe d’A Taba, em um projeto financiado por uma multinacional.

Eventos literários

Com o objetivo de descentralizar o acesso à literatura e fazer o livro circular em outras regiões, A Taba organizará a partir do ano que vem uma série de eventos literários em bairros das periferias de São Paulo. Serão promovidos debates, feiras e encontros com escritores e ilustradores. O projeto, que está em fase de captação, foi aprovado em leis de incentivo e fomento como a Rouanet, o Proac e o Pro-Mac, da prefeitura de São Paulo.

Experiências digitais

A primeira plataforma digital literária para crianças já está em fase de testes e deve ser lançada em 2024, com uma mistura de games, livros e interatividade. Além desse projeto, também será desenvolvido no futuro um ambiente virtual com materiais que ajudam na formação de professores e mediadores de leitura.

Tags: A Taba
[11/12/2023 10:00:00]