
Com esse movimento, a Árvore reforça sua estratégia de unir escala, inteligência pedagógica e tecnologia a uma mediação literária cuidadosa e próxima das famílias e educadores, ampliando o impacto da leitura na aprendizagem de milhões de estudantes no Brasil.
União de valores e propósitos
A aquisição da A Taba representa, segundo comunicado da Árvore, a convergência de duas trajetórias que compartilham a mesma missão: formar leitores críticos, apaixonados e capazes de transformar sua realidade por meio da leitura.
Enquanto a Árvore se consolidou ao levar experiências de leitura em escala, com apoio de dados e inovação pedagógica, a A Taba destacou-se por um trabalho reconhecido de escolha criteriosa de obras, diversidade de títulos e apoio aos professores, criando experiências literárias que geram conversas, vínculos e identidade.
A Taba
Fundada por Denise Guilherme – educadora, doutoranda em Literatura e Crítica Literária e mestre em Educação pela PUC-SP –, a A Taba foi pioneira em criar serviços de assinatura de livros para crianças e jovens no Brasil. Também promoveu encontros com autores, apoiou escolas e famílias e desenvolveu conteúdos que embasaram projetos literários de grandes editoras e fundações ligadas à leitura.
Na Árvore, a Taba seguirá aprofundando os estudos sobre a formação de leitores, dando continuidade ao seu trabalho de produção de conteúdos e desenvolvimento de projetos que podem apoiar editoras, institutos, fundações, escolas, famílias e educadores no trabalho com a leitura na sala de casa e na sala de aula.
Impacto da integração
Com a entrada da A Taba, a Árvore fortalece seu ecossistema de leitura, ampliando não apenas o acesso aos livros, mas também a qualidade da experiência literária que chega a cada aluno, professor e família. Entre os principais avanços estão:
- Expandir o alcance da literatura de qualidade: unir a escala da Árvore à experiência da Taba para levar livros relevantes e experiências literárias transformadoras a milhões de estudantes em todo o Brasil.
- Garantir uma seleção especializada de obras: incorporar o olhar criterioso da Taba, que valoriza diversidade, progressão leitora e a escolha de títulos capazes de despertar conversas e reflexões significativas dentro e fora da sala de aula.
- Apoiar a prática docente de forma mais próxima: oferecer mais que dados pedagógicos, mas também formações, rodas de leitura e materiais que ajudam professores a mediar a leitura com confiança, engajamento e intencionalidade.
- Construir um currículo literário vivo e integrado à aprendizagem: estruturar percursos leitores que dialogam com as demandas da escola e com os interesses dos alunos, tornando a leitura um eixo central para o desenvolvimento acadêmico e humano.
- Fortalecer o vínculo entre escola, família e comunidade leitora: promover experiências de leitura marcadas pelo afeto, pela troca de repertórios e pela construção coletiva de significados, tornando a literatura um espaço de pertencimento e transformação.
“Para a Taba, o encontro com a Árvore nos aproxima ainda mais do nosso propósito: impactar a formação de leitores no Brasil. Agora, poderemos aliar nosso olhar cuidadoso sobre os livros e nossas pesquisas sobre currículo literário ao alcance e às soluções que a Árvore vem desenvolvendo para potencializar o aprendizado nas escolas", afirma Denise Guilherme.
“A chegada da A Taba e da Denise fortalece nossa visão de formar leitores em larga escala sem abrir mão da qualidade pedagógica e das experiências literárias. É um passo importante para consolidar a Árvore como referência nacional, unindo escala, tecnologia e um olhar humano para a aprendizagem", comenta João Leal, CEO da Árvore.
Próximos passos
Com a aquisição, a A Taba deixa de atuar de forma independente e sua equipe passa a estar totalmente dedicada aos projetos da Árvore. No curto prazo, a integração permite ampliar a oferta de experiências de leitura para escolas e famílias. No médio e longo prazo, o DNA da Taba fortalece a estratégia pedagógica da Árvore, estruturando caminhos que combinam literatura, inovação pedagógica e tecnologia aplicada à aprendizagem.