
“Estamos fortalecendo nossa capacidade de inovação trazendo talentos que já mostraram, na prática, como a tecnologia pode ampliar os resultados da leitura nas escolas. Ter a Typper com a gente é mais do que reforçar a área de tecnologia. É trazer para dentro da Árvore uma cultura de IA, que vai acelerar a criação de soluções educacionais relevantes e potencializar nosso impacto no país”, afirma João Leal, CEO da Árvore.
A Typper nasceu como uma startup de inteligência artificial aplicada ao design, criando produtos e automações que otimizavam o trabalho de profissionais criativos. Nesse percurso, conquistou 50 mil usuários e parcerias com grandes empresas digitais. Mais recentemente, aproximou-se da Árvore e passou a direcionar os seus predicados à educação.
Antes da aquisição, o time já havia desenvolvido provas de conceito junto à Árvore. Entre os destaques estão modelos avançados de fluência leitora, que tornam a avaliação mais precisa, natural e escalável, e audiobooks de nova geração, capazes de transformar livros em experiências sonoras com entonação, pausas e efeitos que simulam a leitura humana. Esses projetos demonstraram o potencial da startup em acelerar a inovação na área educacional e foram decisivos para a integração.
Com a chegada da equipe, a Árvore busca avançar em dois eixos principais: fortalecer internamente a cultura organizacional para preparar toda a companhia para um futuro em que a IA terá papel central; e, externamente, acelerar o desenvolvimento de soluções que ampliem o alcance e a qualidade de seus serviços, aproximando a empresa da meta de formar dez milhões de leitores no Brasil.
Para os fundadores da Typper, a aquisição significa a oportunidade de se engajar em um projeto de escala muito maior do que o inicial, mas mantendo a equipe unida. A experiência acumulada em diferentes setores agora passa a ser aplicada diretamente na educação, contribuindo para a transformação cultural e tecnológica da Árvore.






