O que estou lendo: Felipe Castilho
PublishNews, Guilherme Sobota, 05/12/2023
Autor, que anunciou uma nova HQ para 2024 em parceria com o Stout Club Entertainment, indicou o livro 'Canções de um sonhador morto & Escriba-sinistro' (Suma), de Thomas Ligotti

Felipe Castilho, autor de 'Ordem vermelha' e outros livros | © Divulgação / Siseb-SP
Felipe Castilho, autor de 'Ordem vermelha' e outros livros | © Divulgação / Siseb-SP
Felipe Castilho – autor e roteirista de quadrinhos, animações e games – anunciou na CCXP, que terminou no domingo (3), sua nova HQ Mistland (Stout Club Entertainment / Comixology Originals), com Felipe Watanabe, letras de Deyvison Manes e cores de Natália Marques, para 2024. Castilho é o autor da fantasia épica Ordem Vermelha: Filhos da Degradação (Intrínseca). Sua HQ Savana de pedra (Astral Cultural) foi finalista do Prêmio Jabuti e do Troféu HQ Mix em 2018, assim como o seu romance Serpentário (Intrínseca) foi também finalista do Jabuti em 2020. Em 2022 lançou a HQ independente Guarás: a outra margem, e em 2023 foi um dos autores do projeto Viagem Literária, promovido pelo Siseb-SP, que levou escritores e escritoras para bibliotecas públicas do interior do Estado de São Paulo.

O PublishNews perguntou a Felipe Castilho o que ele está lendo, e esta foi a resposta:

"Minha leitura atual é Canções de um sonhador morto & Escriba-sinistro, de Thomas Ligotti, que estava inédito no Brasil e foi publicado recentemente pela Editora Suma. Para mim, o Ligotti é um dos grandes escritores contemporâneos que conseguiu colocar seu próprio estilo e sua própria cara no Horror, influenciando muitos escritores e muito da produção audiovisual atual."

Canções de um sonhador morto & Escriba-sinistro
Autor: Thomas Ligotti
Tradutores: Débora Landsberg e Renato Marques
Editora: Suma
408 pp. | R$ 109,90

Sinopse da editora:

"Publicadas nas últimas décadas do século XX, a obra de estreia de Thomas Ligotti, Canções de um sonhador morto, e sua segunda coletânea de contos, Escriba-sinistro: Suas vidas e obras, consagraram o autor no panteão da literatura de horror mundial. Inédito no Brasil, este volume reúne os dois livros que inauguram a produção literária de um dos fundadores da weird fiction moderna.

Influenciada pelos estranhamentos de H. P. Lovecraft e de Edgar Allan Poe, além dos absurdos brutais de Franz Kafka, a literatura de Thomas Ligotti desvia das meras imagens sangrentas, presentes nas narrativas de terror tradicionais, para chocar o leitor das formas mais profundas e existenciais com outro tipo de monstruosidade. Em uma prosa detalhista, objetiva e impassível, Ligotti narra histórias sobre cidades decadentes e paisagens oníricas e lúgubres para revelar a insignificância do mundo e da condição humana.

Os dois volumes aqui reunidos evidenciam o caráter sombrio, perturbador e filosófico da obra de Ligotti, que usou suas histórias para mostrar, como nunca se fez antes, a concepção de que a própria vida é um pesadelo."

[05/12/2023 09:50:00]