Chile será o convidado de honra da Feira de Frankfurt 2027
PublishNews, Redação, 04/12/2023
Acordo oficial foi assinado última sexta; 'Pelos céus claros da literatura' será o mote da apresentação do país

Chile | © Elias Almaguer / Unsplash
Chile | © Elias Almaguer / Unsplash
A Feira do Livro de Frankfurt divulgou o país convidado de honra da sua edição de 2027: o Chile. O acordo foi assinado pelo diretor da feira, Juergen Boos, e pela ministra da Cultura do Chile, Carolina Arredondo Marzán. A 79ª edição da maior feira do setor ocorrerá de 6 a 10 de outubro.

Conhecido como um dos principais destinos astronômicos da América do Sul e por ter um dos céus mais limpos do hemisfério sul, o país terá o tema Pelos céus claros da literatura.

O Chile será o quarto país latino-americano a apresentar sua literatura e cultura como país convidado da feira do livro, depois das apresentações do México (1992), Brasil (1994 e 2013) e Argentina (2010).

“Estamos profundamente gratos por termos sido escolhidos como Convidados de Honra da edição de 2027 da Feira do Livro de Frankfurt, a mais célebre, influente e respeitável do seu gênero no mundo”, disse Carolina Arredondo Marzán. “Ser a atração principal da feira é uma grande oportunidade para mostrar ao mundo a vitalidade, a originalidade e a beleza da literatura chilena, bem como a desenvoltura das muitas editoras que ajudam as novas vozes literárias a encontrar o seu público. Como disse o presidente Gabriel Boric, investir em cultura é investir num mundo melhor. Ele assumiu a responsabilidade de fazer isso acontecer e nós lhe agradecemos por isso”.

“Estou muito ansioso para que o Chile seja o Convidado de Honra da Feira de Frankfurt”, disse Juergen Boos. “Não só aprenderemos mais sobre o cenário editorial jovem e vívido do Chile e descobriremos novas vozes literárias, mas também mergulharemos no mundo literário de escritores renomados como Pablo Neruda, Isabel Allende e Roberto Bolaño. Também serão destacadas ilustrações de livros chilenos, reconhecidos internacionalmente com inúmeros prêmios”, destacou.

Sobre o lema da apresentação do Chile, Boos acrescentou: “Aqueles que já estiveram no Chile estarão familiarizados com o céu estrelado, amplo e claro, de tirar o fôlego, como podemos vê-lo sobre o deserto do Atacama. Estou muito entusiasmado que o Convidado de Honra pegue esta imagem, mostrando-nos como o céu e as estrelas contam suas próprias histórias e influenciam e podem estar conectados à criatividade e à literatura chilena.”

Um objetivo importante do programa Convidado de Honra é aumentar o número de traduções do país convidado para o alemão e outros idiomas. O grande interesse demonstrado pelo Convidado de Honra na feira do livro é também um incentivo para que editoras de todo o mundo publiquem títulos do respectivo país anfitrião. Desta forma, o Convidado de Honra da Feira promove o comércio internacional de licenças e a transferência internacional de literatura.

Em 2024 (16 a 20/10), o país convidado de honra será a Itália. Em 2025, as Filipinas, seguidas pela República Checa em 2026.

[04/12/2023 08:00:00]