As recomendações de fim de ano de Bill Gates em 2023
PublishNews, Redação, 04/12/2023
Todos os anos o fundador da Microsoft compartilha suas melhores leituras do ano; desta vez foram só três livros, dentre os quais 'A canção da célula' (Companhia das Letras), de Siddhartha Mukherjee

Bill Gates | © Gatesnotes / divulgação
Bill Gates | © Gatesnotes / divulgação
Já virou tradição: todo final de ano Bill Gates, filantropo e fundador da Microsoft, divulga uma lista com os melhores livros lidos nos últimos meses.

Diferentemente do que fez nos últimos anos, nesta edição – por falta de tempo – ele reduziu sua lista de indicações de cinco para somente três livros. Segundo Gates, ao pensar nos melhores livros que leu ao longo de 2023, três vieram à mente de imediato, “cada um deles profundamente informativo e bem escrito”, compartilhou com seus leitores.

O primeiro livro recomendado pelo fundador da Microsoft é A canção da célula (Companhia das Letras), de Siddhartha Mukherjee. Na obra, o médico e escritor oferece uma reflexão sobre o que significa ser humano. “Todos nós ficaremos doentes em algum momento. Todos nós teremos entes queridos que ficarão doentes. Para compreender o que pode acontecer nesses momentos – e sentir-se optimista quanto à possibilidade de as coisas melhorarem – é útil saber algo sobre as células, os blocos de construção da vida”, resume Gates.

A segunda indicação é Not the end of the world, de Hannah Ritchie. Ainda sem publicação no Brasil, o livro discorre sobre como podemos ser a primeira geração a construir um planeta sustentável. “Ritchie costumava acreditar – como fazem muitos ativistas ambientais – que estava ‘vivendo o período mais trágico da humanidade’. Mas quando ela começou a analisar os dados, percebeu que não era esse o caso. As coisas estão ruins e piores do que eram no passado distante, mas em praticamente todos os aspectos estão melhorando”, conta Gates. No livro, ela utiliza dados para contar uma história contra-intuitiva que contradiz os cenários apocalípticos sobre o clima e outros tópicos ambientais, sem encobrir os desafios.

A terceira e última indicação é o novo livro de Vaclav Smil, Invention and Innovation. Nome recorrente nas indicações de Gates – o empresário já disse ter lido todos os 44 livros do cientista e analista político –, Smil faz um passeio perspicaz e repleto de fatos pela história da invenção humana. “Mas mesmo que não vejamos o futuro da mesma forma, ninguém é melhor do que Smil para explicar o passado. Se você quiser saber como a engenhosidade humana nos trouxe até este momento, recomendo fortemente Invenção e Inovação”.

A lista de 2023 de Bill Gates tem ainda as palestras sobre economia dadas por Timothy Taylor e uma playlist com músicas de Natal.

Tags: Bill Gates
[04/12/2023 09:50:00]