Bill Gates divulga lista de cinco dos seus livros preferidos de todos os tempos
PublishNews, Redação, 14/12/2022
Quatro livros da lista que inclui a biografia de Bono e a obra-prima de Robert Heinlein, 'Um estranho numa terra estranha', foram publicados no Brasil

Bill Gates | © Divulgação / GatesNotes
Bill Gates | © Divulgação / GatesNotes

Na última década, Bill Gates, fundador da Microsoft, tem recomendado, todos os anos, cinco livros para as leituras de fim de ano – ou as suas cinco leituras preferidas daquele ano.

Desta vez, o empresário decidiu fazer algo diferente e ao invés de indicar as obras lidas nos últimos 12 meses, escolheu seus livros favoritos independentemente de quando terminou de ler. “Esta não é uma lista completa dos meus livros favoritos de todos os tempos – essa lista incluiria muito mais Vaclav Smil e Elizabeth Kolbert. Mas todos os cinco são livros que recomendei à minha família e amigos ao longo dos anos”, explicou em seu blog, o GatesNotes.

A lista inclui: Um estranho numa terra estranha, de Robert Heinlein. Publicado por aqui pela Aleph, o livro é considerado um manifesto do movimento hippie da década de 1960 e conta a história de um jovem que retorna à Terra após crescer em Marte e inicia uma nova religião. Segundo Gates, é um dos seus romances de ficção científica favoritos de todos os tempos.

Bono: 40 músicas, uma história (Intrínseca), livro de memórias do artista, ativista e vocalista da banda irlandesa de rock U2. “Mesmo que você não seja fã do U2, é uma leitura superdivertida sobre como um garoto dos subúrbios de Dublin cresceu e se tornou um astro do rock e filantropo mundialmente famoso”, recomenda Gates.

A terceira obra da lista é Team of rivals, do biógrafo Doris Kearns Goodwin. A obra fala sobre o gênio político de Abraham Lincoln e como ele conseguiu prevalecer sobre três rivais de reputação nacional para se tornar presidente. Segundo Gates, a obra é uma das melhores que ele já leu sobre Lincoln.

O jogo interior do tênis, de Timothy Gallwey e publicado por aqui pela Edipro, também integra a lista. Publicado originalmente em 1974, o livro é considerado por Gates leitura obrigatória para quem joga tênis. Na obra, Gallwey argumenta que o estado de espírito é tão – se não mais – importante do que a forma física e dá conselhos sobre como superar os erros de forma construtiva.

A lista termina com O sonho de Mendeleiev, de Paul Strathein. Publicada por aqui em 2013 pela Zahar, a obra conta a história do cientista russo Dmitri Mendeleiev, que propôs a tabela periódica depois que ela foi mostrada a ele em um sonho. “O livro de Strathern traça essa história desde suas origens na Grécia antiga. É uma visão fascinante de como a ciência se desenvolve e como a curiosidade humana evoluiu ao longo dos milênios”, argumenta Gates.

Tags: Bill Gates
[14/12/2022 11:00:00]