Balada Literária 2023 começa no Recife, passa por Teresina e termina em São Paulo
PublishNews, Guilherme Sobota, 1º/12/2023
Marcelino Freire quase não realizou o evento neste ano, mas 'capital afetivo' levantou a bola da 18ª edição

Cartaz oficial da Balada Literária 2023
Cartaz oficial da Balada Literária 2023
A Balada Literária 2023 está um pouco diferente: ela começa neste sábado (2), no Recife (PE), passa por Teresina (PI) e faz e seu encerramento em São Paulo, na próxima sexta-feira (8). Marcelino Freire – fundador da empreitada agora na sua 18ª edição – está introduzindo o conceito de “caranguejolê”: “como um caranguejo, estou mais na toca, mas saio de vez em quando para dar uma olhada”, compara, em contato com o PublishNews.

Marcelino conta que quase não fez a Balada neste ano (“estou cansado”, confessa, “vou para os 57 anos”), mas que o “capital afetivo”, moeda corrente neste evento desbravador, foi suficiente para organizar alguns dias de programação. Em 2023, a Balada Literária homenageia o nordeste, e um dos artistas nesse contexto é Chico César.

“Engraçado fazer homenagem ao nordeste, pois penso nisso desde que cheguei aqui em São Paulo em 1991”, explica Marcelino. “Quando um Chico César chega junto e diz que vai abrir a agenda para participar, ele que esteve presente na primeira Balada em 2006, depois voltou, é de uma generosidade nordestina. Bem como Nelson Maca (Salvador), Wellington Soares (Teresina) e Auribio Farias (Recife), que chegaram e foram animando. Essa animação tem muito a ver com o nordeste”.

Nos dias 2 e 3 de dezembro, o Muafro e o Sesc Santo Amaro serão locais parceiros da Balada no Recife; nos dias 5 e 6 de dezembro, a festa vai para Teresina, no Memorial Esperança Garcia, e logo depois chega em São Paulo, no dia 8 de dezembro, com sua despedida e encerramento no Instituto Frestas. Veja abaixo a programação completa.

Além de Chico César (PB), as homenagens do ano também vão para Inaldete Pinheiro (RN/PE), Maria Vilani (CE), Miró da Muribeca (PE), Rosane Borges (MA) e Teófilo Lima (PI).

A Balada também está convidando escritores e escritoras nordestino(as), que nunca publicaram seu próprio livro, para concorrerem a uma bolsa para finalizar a escrita de um original inédito, a ser publicado em 2024. Quem se inscreverem precisa ser nascido ou nascida no Nordeste do Brasil (podem estar residindo em outra parte do Brasil ou fora do país, mas têm que ter naturalidade nordestina). Para a inscrição, é necessário enviar trechos da obra, em qualquer gênero literário (exceto HQ, ensaios, biografia). Mais informações sobre este processo neste link.

‘É sempre uma batalha’

Marcelino Freire, escritor e desbravador cultural | © Arquivo pessoal/Divulgação
Marcelino Freire, escritor e desbravador cultural | © Arquivo pessoal/Divulgação
“É sempre uma batalha, uma luta”, diz Marcelino, sobre a realização do evento. “Parece sempre a primeira Balada. Sempre que eu faço, faço com esse capital afetivo… e ele não está em falta, mas não vou abusar das amizades… Não dá para ficar abusando das amizades, queria mais tranquilidade para fazer. Esse ano, busquei cuidar um pouco mais de mim mesmo, tenho que terminar meu livro”, explica.

Ele prepara um novo romance, Escalavra, seu segundo – o primeiro foi Nossos ossos (Record), de 2013. O livro sai em 2024 pela José Olympio.

Numa nota mais triste, a Balada havia programado uma roda de samba inaugural do evento, no Recife, com o mestre Paulo Perdigão – o carioca radicado em Pernambuco morreu na quarta-feira (29), aos 70 anos. Por conta disso, a Balada se inicia apenas no sábado (2).

Veja a programação completa da Balada Literária 2023:

Dia 2 de dezembro, sábado:

- Das 10h às 17h | com intervalo para almoço, no Muafro:
Caranguejolê – Oficina de criação literária com Marcelino Freire
Informações sobre valor e inscrição via site: baladaliteraria.com.br

- 17h30, no Muafro:

Nenhum poema para amanhã – experimento poético com Quemuel Costa, a partir da obra de Miró da Muribeca

- 19h00, no SESC Santo Amaro:

Show "Aquenda", com Luna Vitrolira.
Participação de Marcelino Freire, com o projeto "Caranguejolê".
Parceria Balada Literária e Muafro, dentro da Mostra Literatura em Movimento - do Laboratório de Autoria Literária Ascenso Ferreira

Dia 3 de dezembro, domingo, no Muafro:

15h | Dentro do projeto “Caranguejolê”, Cida Pedrosa lê Inaldete Pinheiro, em uma homenagem à autora, entre outros, do livro “A calunga e o maracatu”, uma das fundadoras do movimento negro em Pernambuco

16h | Luna Vitrolira conversa com Cida Pedrosa, João Nunes Junior (poeta e editor da Diadorim) e Wilson Freire

17h | Lançamento do livro 480 poemas pretos + 3, de Justino Justino Justino

BALADA LITERÁRIA EM TERESINA

Memorial Esperança Garcia
Dias 5 e 6 de dezembro

Dia 5 de dezembro, terça:

18h30 | Abertura por Marcelino Freire e Wellington Soares

19h | Lançamento dos livros As letras que fiz pra você, de Teófilo Lima, A vida é um ônibus, coletânea de textos em homenagem a Miró da Muribeca, e Entrevistas com escritores piauienses e um bróder, vol. 2, da coleção organizada por Wellington Soares

20h | Acústico com Teófilo Lima e Convidados (as), incluindo no repertório uma homenagem especial ao cantor e compositor Chico César. Apresentação a cargo da jornalista Déborah Radassi.

Dia 6 de dezembro, quarta:

9h | Mesa-redonda Pioneiros do rock no Brasil e no Piauí, com os convidados Machado Júnior (compositor e publicitário), Hermano Medeiros (Historiador), Edvaldo Nascimento (Cantor e compositor) e Kasbafi (Músico), sob mediação de Teófilo Lima

10h | Educação, cultura e arte na vida de Maria Vilani, escritora, filósofa, ativista cultural e fundadora do Centro de Arte e Promoção Social (CAPS), no Grajaú, extremo sul de São Paulo, com mediação de Marcelino Freire. Na ocasião, a autora autografará seus livros.

15h | Rosane Borges lê a Carta de Esperança Garcia – Inaugurando o projeto “Caranguejolê”, Rosane Borges falará sobre o legado da 1ª Advogada Negra do Brasil, com mediação de Assunção Aguiar, secretária de Igualdade Racial e Povos Originários do Governo do Estado. Antes, porém, Assunção conversará com a intelectual maranhense, uma das homenageadas da Balada Literária 2023, sobre sua trajetória como jornalista, professora e escritora, autora, entre outros, do livro Fragmentos do tempo presente. Na ocasião, Rosane Borges fará uma sessão de autógrafos.

16h30 | Mesa-redonda: Cenas musicais protagonizadas por artistas e bandas piauienses, com a participação de Fábio Crazy (Músico e escritor), Aristides Oliveira (Professor e escritor) e Geraldo Brito (Músico e escritor), que, no final, lançam seus respectivos livros: Narguilé Hidromecânico – 20 anos, Asseclas na Cena Rock em Teresina e Noite, sons na Cidade Maravilhosa. Caberá à jornalista Alexandra Teodoro a condução dos trabalhos.

17h30 | Mesa-redonda: O legado poético de Miró da Muribeca: lirismo, periferia e denúncia social, sob a visão de Feliciano Bezerra (Prof. Dr. em Semiótica/Uespi), Kilito Trindade (Poeta), Thiago E (Músico e poeta), Elio Ferreira (Prof. Dr. Letras/Uespi) e Demetrios Galvão (Historiador e poeta), com mediação de Marcelino Freire.

19h | Show de Maria Sebastiana, a agricultora que virou sanfoneira, e Nayra Lima, a “rainha do bolero”, duas grandes artistas populares do Nordeste. A noite de encerramento do evento será conduzida por Sônia Terra, ex-secretária de cultura do Piauí.

ENCERRAMENTO DA BALADA LITERÁRIA 2023

SÃO PAULO
Dia 8 de dezembro, sexta-feira, 19h30, no Instituto Frestas

As atrizes Naruna Costa e Beatriz Barros (do Instituto Frestas) conversam com o cantor, compositor e poeta Chico César, um dos homenageados da Balada Literária 2023
Apresentação da atriz e escritora Clodd Dias
Lançamento do livro Incessantemente não saber, de Louise Belmonte
Participação Especial da DJ STHAEL

ENDEREÇOS:

Muafro – Recife: Rua Mariz e Barros, 328
Memorial Esperança Garcia – Teresina: Av. Miguel Rosa, 3400 – ANEXO 001 – Centro (Sul)
Instituto Frestas - Rua Cunha Cago, 587, Pinheiros

[01/12/2023 10:30:00]