
O autor narra de forma sistemática a aventura histórica e criativa dos intelectuais franceses nesse grande painel panorâmico, que vai da Libertação e do fim da Segunda Guerra Mundial ao bicentenário da Revolução Francesa e à defenestração do muro de Berlim.
O primeiro volume, 1944-1968, abarca os anos de Camus, Sartre e Beauvoir e as suas controvérsias, as relações contrastantes com o comunismo e seu corolário stalinista, a preeminência ideológica do marxismo, as revoluções chinesa e cubana, a Guerra da Argélia, a consolidação do terceiro-mundismo e a revolta anticolonialista na África. Por seu lado este segundo volume, 1968-1989, vai das utopias esquerdistas e do combate contra o totalitarismo ao advento de uma consciência libertadora e ecológica, abarca o feminismo, e evoca a desorientação da década de 1980.
Confira a agenda do autor no Brasil:
São Paulo
- 16 de novembro: 17h Os intelectuais pós-68 | Local: Centro MariAntonia da USP (Rua Maria Antônia, 294 – São Paulo / SP)
- 17 de novembro: 18h30 Migalhas em construção | Local: Livraria da Vila - Fradique (Rua Fradique Coutinho, 915 – São Paulo / SP)
Belo Horizonte
- 19 de novembro: 18h30 Pensar, sentir e viver junto hoje: convites à experiênciaem tempos de vida digital e apressada, com Deivison Faustino e François Dosse e mediação de Isabelle chAGAS | Local: Festival Literário de Belo Horizonte - Fradique (Rua Guaicurus, 50 – Belo Horizonte / MG)
Rio de Janeiro
- 21 de novembro: 19h - Maio de 1968 e depois, o que restou? | Local: Livraria da Travessa Leblon (Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – Rio de Janeiro / RJ)
- 22 de novembro: 11h - A saga dos intelectuais franceses (1968-1989) | Local: Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Campus Maracanã, auditório do IFCH, sala 9042, bloco F. O evento é reservado apenas para alunos e professores da universidade.