A Festa do Livro da USP iniciou sua edição comemorativa de 25 anos nesta semana, reunindo 212 editoras e oferecendo o já tradicional desconto mínimo de 50% no preço de capa das obras. A Festa vai até o domingo (12), no campus da Cidade Universitária em São Paulo.
Mesmo em meio as críticas de outros elos do setor, principalmente as livrarias, o evento é reconhecido como o “décimo terceiro das editoras”, graças ao seu potencial de vendas, e tem crescido nos últimos anos.
É o que confirma Gerson Ramos, gerente comercial da Planeta. “A Festa da USP é um evento muito relevante, especialmente pelo volume de vendas que gera em curto espaço de tempo”. Ramos explica que, no evento, a Planeta vende principalmente livros de maior valor unitário com foco no público universitário, fundo de catálogo.
"Estamos entusiasmados com a resposta positiva que recebemos nesta edição. É um sinal claro de que a indústria está se recuperando e prosperando após um período desafiador", comenta André Luis Cafu, gerente de vendas do Grupo Editorial Global. "Esperamos que esta edição, com um dia adicional de atividades e interações, supere os resultados alcançados no ano passado". A expectativa é superar as vendas em 50% em relação a última edição.
Para a HarperCollins, a participação no evento também tem valido a pena. “É uma das oportunidades que temos de chegar perto do público universitário e apresentar os nossos títulos com os quais ele pode ainda não ser totalmente familiarizado, com preços que se encaixam no bolso do estudante, já que é uma festa voltada para a USP”, comenta Daniela Kfuri, diretora de marketing e vendas da editora. “Nossa participação tem crescido a cada ano e os resultados acompanham esse movimento. Para essa edição estamos prevendo um espaço maior ainda. A novidade fica por conta de uma ilha dedicada somente aos nossos livros infantis”.
“O evento tem crescido ano a ano, a ponto de a gente ter ampliado o número de mesas que participamos a cada ano. Isso é uma demonstração de que temos uma perspectiva de crescimento maior ainda. Acredito que iremos vender pelo menos 50% mais do que no ano passado”, conta Gerson, que explica ainda que a Planeta aprendeu a dinâmica da feira, os dias de operação e o tipo de produto que dá mais retorno.
E as livrarias?
Elo da cadeia do livro que mais sofre com os descontos e preços praticados na Festa do Livro da USP, as livrarias têm organizado maneiras de se fazer presente.Nas redes sociais, as independentes Banca Tatuí, Simples, Cabeceira, Eiffel, Livraria da Tarde, Miúda e Eiffel se juntaram para criar a campanha Ame os livros o ano todo: visite as livrarias de rua. João Varella, um dos idealizadores da ação explica que a ideia surgiu de conversas informais em um grupo de livrarias de rua. "Diante da Festa da USP, surgiu a ideia de formar uma ação concreta, avisando para a galera que quem batalha pelo livro o ano todo é a livraria de rua", disse ao PublishNews.
As livrarias se uniram e imprimiram marcadores de páginas que estão distribuindo na mesa da Lote 42 na feira e em outras editoras parceiras. A pedido das livrarias, Flavio Kauffmann criou uma ilustração que pode ser usada pelas livrarias – é só mandar uma mensagem para a Banca Tatuí (@bancatatui) ou Livraria Simples (@livraria_simples).
"A motivação pode ter sido a festa da USP, mas é uma mensagem para o ano inteiro e para todas as regiões do país. É um chamado para a galera usar, um chamado para valorizarem a livraria de rua”, finaliza Varella.