Festa do Livro da USP mantém potencial comercial para as grandes editoras
PublishNews, Redação, 10/11/2023
Casas como Planeta, Grupo Editorial Global e HarperCollins preveem crescimento nas vendas ao participarem da 25ª edição do evento

Festa do Livro da USP | © Daniela Carqueijó
Festa do Livro da USP | © Daniela Carqueijó

A Festa do Livro da USP iniciou sua edição comemorativa de 25 anos nesta semana, reunindo 212 editoras e oferecendo o já tradicional desconto mínimo de 50% no preço de capa das obras. A Festa vai até o domingo (12), no campus da Cidade Universitária em São Paulo.

Mesmo em meio as críticas de outros elos do setor, principalmente as livrarias, o evento é reconhecido como o “décimo terceiro das editoras”, graças ao seu potencial de vendas, e tem crescido nos últimos anos.

É o que confirma Gerson Ramos, gerente comercial da Planeta. “A Festa da USP é um evento muito relevante, especialmente pelo volume de vendas que gera em curto espaço de tempo”. Ramos explica que, no evento, a Planeta vende principalmente livros de maior valor unitário com foco no público universitário, fundo de catálogo.

"Estamos entusiasmados com a resposta positiva que recebemos nesta edição. É um sinal claro de que a indústria está se recuperando e prosperando após um período desafiador", comenta André Luis Cafu, gerente de vendas do Grupo Editorial Global. "Esperamos que esta edição, com um dia adicional de atividades e interações, supere os resultados alcançados no ano passado". A expectativa é superar as vendas em 50% em relação a última edição.

Para a HarperCollins, a participação no evento também tem valido a pena. “É uma das oportunidades que temos de chegar perto do público universitário e apresentar os nossos títulos com os quais ele pode ainda não ser totalmente familiarizado, com preços que se encaixam no bolso do estudante, já que é uma festa voltada para a USP”, comenta Daniela Kfuri, diretora de marketing e vendas da editora. “Nossa participação tem crescido a cada ano e os resultados acompanham esse movimento. Para essa edição estamos prevendo um espaço maior ainda. A novidade fica por conta de uma ilha dedicada somente aos nossos livros infantis”.

“O evento tem crescido ano a ano, a ponto de a gente ter ampliado o número de mesas que participamos a cada ano. Isso é uma demonstração de que temos uma perspectiva de crescimento maior ainda. Acredito que iremos vender pelo menos 50% mais do que no ano passado”, conta Gerson, que explica ainda que a Planeta aprendeu a dinâmica da feira, os dias de operação e o tipo de produto que dá mais retorno.

E as livrarias?

Elo da cadeia do livro que mais sofre com os descontos e preços praticados na Festa do Livro da USP, as livrarias têm organizado maneiras de se fazer presente.

Nas redes sociais, as independentes Banca Tatuí, Simples, Cabeceira, Eiffel, Livraria da Tarde, Miúda e Eiffel se juntaram para criar a campanha Ame os livros o ano todo: visite as livrarias de rua. João Varella, um dos idealizadores da ação explica que a ideia surgiu de conversas informais em um grupo de livrarias de rua. "Diante da Festa da USP, surgiu a ideia de formar uma ação concreta, avisando para a galera que quem batalha pelo livro o ano todo é a livraria de rua", disse ao PublishNews.

As livrarias se uniram e imprimiram marcadores de páginas que estão distribuindo na mesa da Lote 42 na feira e em outras editoras parceiras. A pedido das livrarias, Flavio Kauffmann criou uma ilustração que pode ser usada pelas livrarias – é só mandar uma mensagem para a Banca Tatuí (@bancatatui) ou Livraria Simples (@livraria_simples).

"A motivação pode ter sido a festa da USP, mas é uma mensagem para o ano inteiro e para todas as regiões do país. É um chamado para a galera usar, um chamado para valorizarem a livraria de rua”, finaliza Varella.

[10/11/2023 11:00:00]