O horário da Festa será de quarta a sexta das 9h às 21h, e no sábado e no domingo das 9h às 19h. Já é possível consultar listas de livros das editoras participantes pelo endereço eletrônico: https://festadolivro.edusp.com....
Organizada anualmente pela Edusp desde 1999, a Festa do Livro da USP permite ao leitor o contato com editoras que têm pouca divulgação no mercado editorial, muitas das quais de pequeno porte, ao lado de editoras conhecidas e de grande expressão no mercado. Segundo os organizadores, o próprio nome do evento busca traduzir o sentimento de comemoração da leitura, para a qual leitores e editoras são convidados a participar.
Nesta 25ª. edição, outra novidade será a presença de algumas editoras pela primeira vez: no segmento acadêmico, a Editora UnB e a Entre Saberes, a Mostarda entre as infantis, a NewPOP no segmento de HQs, e as editoras Carambaia, Diadorim, Mnema e Revista Cult.
Destaques da Edusp
A Edusp disponibilizará todo seu catálogo de publicações na Festa. Entre os destaques está a segunda edição da Caixa modernista, programada pela Edusp como parte das comemorações do Centenário da Semana de Arte Moderna em 2022. É um museu portátil, que oferece ao leitor os principais textos da Semana, como cartões postais, partituras, o programa da semana, entre outros. Inclui ainda dois livros que representam os momentos inaugurais da poesia moderna no Brasil: Pauliceia desvairada, de Mário de Andrade, e Pau Brasil, de Oswald de Andrade, em edições fac-similares.
Outra publicação em destaque é Exu: Um Deus afro-atlântico no Brasil, no qual Vagner Gonçalves da Silva se propõe a fornecer alguns pontos de vista por meio dos quais seu culto no Brasil pode ser caracterizado, em especial no candomblé e na umbanda, e analisar sua apropriação pelas denominações cristãs — primeiro pelo catolicismo e, mais recentemente, pelo neopentecostalismo.
Um lançamento da Edusp disponível na Festa é o novo livro do antropólogo Carlos Fausto, Ardis da arte: Imagem, agência e ritual na Amazônia. Na obra, Fausto investiga imagens e artefatos rituais de povos indígenas daquela região e se debruça sobre a história da arte para resgatar o que levou a imagem ou o artefato ritual a terem aquele significado, numa trajetória etnográfica, teórica e comparativa.
Um grande destaque do catálogo, lançado no último mês de setembro, é a Coleção Prismas, que traz edições voltadas a apresentar um estudo aprofundado de uma obra de arte nacional ou estrangeira e que pertença ao acervo de instituições e museus brasileiros. As três primeiras edições são Más notícias, de Rodolfo Amoedo, de Sonia Gomes Pereira; O escolar, de Van Gogh, de Felipe Sevilhano Martinez; e Sem título, de Amilcar de Castro, de Flávio Moura. A coleção é coordenada pelo professor de história da arte na Unicamp Jorge Coli, que também é colunista da Folha de S. Paulo.
25ª Festa do Livro da USP
Quando: 8 a 12 de novembro
Horário: quarta a sexta das 9h às 21h e no sábado e no domingo das 9h às 19h
Local: Cidade Universitária - São Paulo/SP
Endereço: Avenida Professor Mello Moraes, Travessa C,
Informações: Site