Apanhadão: a despedida de Danilo Santos de Miranda, referência cultural do país
PublishNews, Redação, 30/10/2023
Jornais deram destaque para trajetória do gestor cultural, diretor do Sesc São Paulo por cerca de 40 anos

Danilo Santos de Miranda (1943-2023) | © Sesc SP
Danilo Santos de Miranda (1943-2023) | © Sesc SP
Os jornais repercutiram entre a noite de domingo e o início desta segunda-feira (30) a morte do gestor cultural Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo. Considerado uma grande referência para todos que trabalham com a cultura no país, o gestor recebeu homenagens nas redes sociais de artistas, colegas e admiradores. Ainda no domingo, o Fantástico, o Estadão, a TV Cultura também noticiaram a partida do professor.

O G1 informa que o velório está sendo realizado no Sesc Pompeia, nesta segunda-feira (30). Às 17h, o corpo do professor será cremado no Cemitério Horto da Paz. No Terra, um perfil do sociólogo aponta que durante 40 anos, Miranda foi figura central da cultura brasileira ao dirigir o Sesc de São Paulo, uma das instituições culturais mais importantes do Brasil. Ao longo deste período, ele abriu diversas unidades em todo o estado.

"Com enorme pesar e profunda dor, comunicamos o falecimento de nosso Diretor Regional, Danilo Santos de Miranda, na noite deste domingo, 29/10", diz a nota oficial do Sesc. "Natural de Campos dos Goytacazes, estado do Rio de Janeiro, Danilo dedicou 55 anos de sua vida ao Sesc SP, estando à frente da Diretoria Regional da instituição desde 1984. Neste momento de grande consternação para todos nós, em nome da Presidência, do Conselho Regional e do corpo de funcionários do Sesc SP, prestamos nossa solidariedade e sinceros sentimentos à família e aos amigos de Danilo, e nossa homenagem ao querido diretor e companheiro".

Na Folha, a notícia de que a Paralela comprou os direitos de dois livros de Serena Williams, uma matéria com Kalaf Epalanga e Djaimilia Pereira de Almeida, a nota sobre a nova edição de Viva Vaia, de Augusto de Campos, pela Ateliê Editorial, e um artigo sobre o novo filme que retrata a escritora Heloísa Teixeira, imortal da ABL.

O Estadão escreveu sobre o livro Seja útil (Sextante), de Arnold Schwarzenegger, e também reproduziu uma entrevista com Mario Vargas Llosa, em que o autor afirma que o seu novo livro é o último romance que escreverá.

N'O Globo, o imortal Domício Proença Filho escreve sobre a exposição em cartaz atualmente na ABL. O jornal também publicou artigos sobre a autobiografia de Matthew Perry, lançada no Brasil pelo selo BestSeller, e sobre a escritora palestina Etaf Rum.

A Casa Vogue indicou prateleiras e estantes para quem está buscando organizar os livros em casa, a TV Tem trouxe uma matéria mostrando o projeto criado em Votuporanga (SP) que, com o objetivo de incentivar a leitura e disseminar a literatura, transforma estudantes em personagens de livros. Ruy Castro falou com o Estado de Minas sobre biografias, e a CNN Brasil reuniu chefs para indicar livros sobre gastronomia.

[30/10/2023 10:40:00]